“O Senhor é meu pastor.” Aqui David usa o termo do pastor para o Senhor. Como um pastor cuida de suas ovelhas assim o Senhor cuida daqueles que são Seus. David tinha sido ele próprio um pastor de ovelhas, e compreendeu tanto as necessidades das ovelhas como as muitas preocupações do pastor.
“Nada me faltará.” Quando nós realmente fazemos o Senhor, nosso Pastor entendemos e sabemos que Ele é capaz de suprir todas as nossas necessidades, e Ele está certamente dispostos a fazê-lo, pois o Seu coração está cheio de amor. Portanto, “nada me faltará”, porque o crente tem tudo Nele! “Porque o seu Pai sabe do que vocês precisam, antes mesmo de o pedirem.” (Mateus 6:8)
Versículo 2. Em verdes pastagens me faz repousar e me conduz a águas tranqüilas. Aqui vemos que Deus procura confortar o Seu povo quando eles estão esgotados e lhes da descanso. Quando, pela fé nós encontramos descanso em Suas promessas, somos como a ovelha que se deita no meio do pasto; por isso, encontramos provisões e paz, descanso, serenidade e satisfação Nele. “Ele me conduz a águas tranqüilas.” Quais são essas “águas tranqüilas”? É as influência e graça do Seu bendito Espírito. Porque o Espírito Santo ama a paz. Nosso Senhor nos leva a estas “águas tranqüilas“; porque não podemos ir para lá por nós mesmos, precisamos da Sua orientação e como um pastor Ele caminha ao nosso lado e nos guia.
A responsabilidade do pastor é de proteger e prover as necessidades de suas ovelhas; e a responsabilidade de cada uma das ovelhas é seguir e obedecer o pastor.
Versículo 3. Ele restaura a minha alma, Ele me guia nas veredas da justiça por amor do Seu nome. Deus provê segurança e orientação para o seu povo em tempos muito difíceis e perigosos e Ele nos cura e restaura. “Ele restaura a minha alma.” Quando estamos cansados e com falta de coragem com os problemas da vida, Ele nos restaura e refresca. “Ele me guia pelas veredas da justiça por amor do Seu nome.” Nós, como ovelhas, nem sempre estamos conscientes de onde estamos indo, por isso o Bom Pastor nos “guia pelas veredas” e Seu caminho nos leva a Sua justiça. Não somente por nossa causa, mas para a Sua glória e por “amor do Seu nome,” porque, uma das principais finalidades da humanidade é glorificar a Deus por amor do Seu nome.
Versículo 4. Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque Tu estás comigo: a tua vara e o Teu cajado me consolam. Através de testes e fé, Deus nos mostra como encontrar segurança e proteção Nele nos momentos difíceis. O Senhor nos guia através de vales escuros de angústia e problemas, assim como através de pastos verdejantes. Sua presença está conosco, através de vales escuros, onde nos encontramos na sombra da morte e nos ajuda a superar o medo. Nessas ocasiões, o Pastor serve como guia pessoal. David também reconheceu o conforto e a proteção de Deus. A vara do pastor foi usado contra animais que ameaçavam o bem-estar das ovelhas. O cajado foi usado para guiar as ovelhas no caminho certo. Estas ferramentas representam proteção e provisão.
Versículo 5. Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, e meu cálice transborda. Deus fornece graciosamente e provê as nossas necessidades em abundância. Ele nos protege, nos dá esperança e nos consagra. O povo do Senhor festejam e comem à Sua mesa, enquanto Satanás e homens ímpios não são capazes de destruir os seus confortos, enquanto eles são ungidos com o Espírito Santo, e bebem do cálice da salvação que está sempre cheio.
Versículo 6. Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida, e habitarei na casa do Senhor por longos dias. Deus vê seu relacionamento conosco como um de um amigo íntimo, que vivem juntos em sua casa, como parte de Sua família; nos abençoando e nos mantendo seguro para toda a eternidade. Com um senso de confiança, David entendeu que a misericórdia que apaga os pecados e a bondade que supre nossas necessidades iria segui-lo. Não apenas enquanto ele era o rei, mas todos os dias de sua vida, portanto, sabia que ele iria morar na casa do Senhor para sempre. Esta é uma revelação do Antigo Testamento sobre o que está por vir para aqueles que são Seus. É uma profecia que será cumprida por Cristo na morte física de todos os crentes. Nós habitaremos na casa do Senhor, que é o Reino de Deus, para sempre e sem fim.
- O Senhor é meu pastor -
ResponderExcluirRELACIONAMENTO
- Nada me faltará -
SUPRIMENTO
- Caminhar me faz em verdes pastos -
DESCANSO
- Guia me as águas tranquilas -
CUIDADO
- Refrigera a minha alma -
CURA
- Guia me pelas veredas da justiça -
DIREÇÃO
- Por amor do seu nome -
PROPÓSITO
- Ainda que eu andasse pelo vale -
PROVAÇÃO
- Não temeria mal algum -
FÉ
- Porque tu estas comigo -
ESPERANÇA
- Unges minha cabeça -
CONSAGRAÇÃO
- Meu cálice transborda -
ABUNDÂNCIA
- Certamente que a bondade e a misericórdia -
BENÇÃO
- Habitarei na casa do Senhor -
PROMESSA
- Por longos dias -
ETERNIDADE
“O Senhor é meu pastor.” Aqui David usa o termo do pastor para o Senhor. Como um pastor cuida de suas ovelhas assim o Senhor cuida daqueles que são Seus. David tinha sido ele próprio um pastor de ovelhas, e compreendeu tanto as necessidades das ovelhas como as muitas preocupações do pastor.
ResponderExcluir“Nada me faltará.” Quando nós realmente fazemos o Senhor, nosso Pastor entendemos e sabemos que Ele é capaz de suprir todas as nossas necessidades, e Ele está certamente dispostos a fazê-lo, pois o Seu coração está cheio de amor. Portanto, “nada me faltará”, porque o crente tem tudo Nele! “Porque o seu Pai sabe do que vocês precisam, antes mesmo de o pedirem.” (Mateus 6:8)
Versículo 2. Em verdes pastagens me faz repousar e me conduz a águas tranqüilas. Aqui vemos que Deus procura confortar o Seu povo quando eles estão esgotados e lhes da descanso.
Quando, pela fé nós encontramos descanso em Suas promessas, somos como a ovelha que se deita no meio do pasto; por isso, encontramos provisões e paz, descanso, serenidade e satisfação Nele. “Ele me conduz a águas tranqüilas.” Quais são essas “águas tranqüilas”? É as influência e graça do Seu bendito Espírito. Porque o Espírito Santo ama a paz. Nosso Senhor nos leva a estas “águas tranqüilas“; porque não podemos ir para lá por nós mesmos, precisamos da Sua orientação e como um pastor Ele caminha ao nosso lado e nos guia.
A responsabilidade do pastor é de proteger e prover as necessidades de suas ovelhas; e a responsabilidade de cada uma das ovelhas é seguir e obedecer o pastor.
Versículo 3. Ele restaura a minha alma, Ele me guia nas veredas da justiça por amor do Seu nome. Deus provê segurança e orientação para o seu povo em tempos muito difíceis e perigosos e Ele nos cura e restaura.
“Ele restaura a minha alma.” Quando estamos cansados e com falta de coragem com os problemas da vida, Ele nos restaura e refresca. “Ele me guia pelas veredas da justiça por amor do Seu nome.” Nós, como ovelhas, nem sempre estamos conscientes de onde estamos indo, por isso o Bom Pastor nos “guia pelas veredas” e Seu caminho nos leva a Sua justiça. Não somente por nossa causa, mas para a Sua glória e por “amor do Seu nome,” porque, uma das principais finalidades da humanidade é glorificar a Deus por amor do Seu nome.
Versículo 4. Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque Tu estás comigo: a tua vara e o Teu cajado me consolam. Através de testes e fé, Deus nos mostra como encontrar segurança e proteção Nele nos momentos difíceis.
ResponderExcluirO Senhor nos guia através de vales escuros de angústia e problemas, assim como através de pastos verdejantes. Sua presença está conosco, através de vales escuros, onde nos encontramos na sombra da morte e nos ajuda a superar o medo. Nessas ocasiões, o Pastor serve como guia pessoal. David também reconheceu o conforto e a proteção de Deus. A vara do pastor foi usado contra animais que ameaçavam o bem-estar das ovelhas. O cajado foi usado para guiar as ovelhas no caminho certo. Estas ferramentas representam proteção e provisão.
Versículo 5. Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, e meu cálice transborda. Deus fornece graciosamente e provê as nossas necessidades em abundância. Ele nos protege, nos dá esperança e nos consagra.
O povo do Senhor festejam e comem à Sua mesa, enquanto Satanás e homens ímpios não são capazes de destruir os seus confortos, enquanto eles são ungidos com o Espírito Santo, e bebem do cálice da salvação que está sempre cheio.
Versículo 6. Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida, e habitarei na casa do Senhor por longos dias. Deus vê seu relacionamento conosco como um de um amigo íntimo, que vivem juntos em sua casa, como parte de Sua família; nos abençoando e nos mantendo seguro para toda a eternidade.
Com um senso de confiança, David entendeu que a misericórdia que apaga os pecados e a bondade que supre nossas necessidades iria segui-lo. Não apenas enquanto ele era o rei, mas todos os dias de sua vida, portanto, sabia que ele iria morar na casa do Senhor para sempre. Esta é uma revelação do Antigo Testamento sobre o que está por vir para aqueles que são Seus. É uma profecia que será cumprida por Cristo na morte física de todos os crentes. Nós habitaremos na casa do Senhor, que é o Reino de Deus, para sempre e sem fim.