APRESENTAÇÃO

Minha foto
Campinas, S P, Brazil
Bacharel em Teologia pela FAETEPE.( PETROS ) Ensinador e Pregador da Palavra do Senhor

quarta-feira, 20 de outubro de 2021


 

Movimento filosófico que acreditava na razão


Contexto do Iluminismo


Principais características do Iluminismo


A ciência e o Iluminismo


5 comentários:

  1. Movimento filosófico que acreditava na razão


    O Iluminismo foi um movimento intelectual, filosófico e cultural iniciado na Europa durante o século XVII, mas que ganhou força no século XVIII. O novo pensamento estava centrado na valorização da razão e no racionalismo. Colocando-se contra o "regime das trevas" promovido durante a História Medieval.


    O conhecimento, liberdade, tolerância, separação entre igreja e estado foram outros fatores colocados em pauta. Para os filósofos do período, o pensamento era a única forma de iluminação das trevas. Os maiores nomes da filosofia desse período começaram a contestar os ideais religiosos, políticos e econômicos, o que provocou profundas mudanças no regime. Entre os principais pensadores estão René Descarts, Montesquieu, Voltaire, Jacques Rousseau, Denis Diderot, Adam Smith.


    ResponderExcluir

  2. Contexto do Iluminismo


    O mundo começava a passar por transformações no início do século XVII. O Renascimento permitiu o desenvolvimento cultural e intelectual baseado nos ideais de liberdade política e econômica defendidos pela crescente burguesia. O poder das monarquias passou a ser criticado, os valores da igreja foramquestionados e o Antropocentrismo colocou o homem como centro das questões.


    No campo econômico, a Revolução Industrial abriu caminhos para a grande produção e expansão dos mercados e mudanças políticas que culminaram na Revolução Francesa. O Mercantilismo característico da época anterior deu lugar para a liberdade econômica sem a intervenção estatal.


    As ciências também sofreram mudanças com o "Discurso do método" promovido pelo matemático francês René Descartes (1596-1650). Descartes propunha que a verdade somente era alcançada com o questionamento constante sobre as coisas. Segundo dizia, só a dúvida permite a compreensão do mundo como um todo.

    As primeiras percepções iluministas foram elaboradas a partir das percepções mecanicistas. Essa doutrina considerava que os seres vivos deveriam ser pesquisados e analisados a partir das relações que estabeleciam com a natureza. Com o avançar dos tempos, os pensadores do iluminismo começaram a desenvolver novos pensamentos e teorias. Denis Diderot e Johann Gottfried von Herder foram alguns que influenciaram as obras naturalistas desenvolvidas por Johann Friedrich Blumenbach, o responsável por classificar as raças humanas.


    Apesar de ser colocado como uma escola filosófica, o Iluminismo era formado por mais de um pensamento filosófico que teve como característica principal a racionalização, cientificismo e os ideais de liberdade. Diversos filósofos e cientistas criaram teorias que contribuíram para as mudanças de pensamento da época. Essas ideias geraram grandes mudanças nos países ocidentais. Algumas das mais importantes foram a criação do estado-nação, ampliação dos direitos civis, diminuição do poder da igreja. Alguns reis absolutistas receosos com as transformações resolveram implantar as ideias iluministas para não perder o poder.

    ResponderExcluir
  3. Principais características do Iluminismo


    O Iluminismo gerou profundas transformações durante os séculos que o movimento esteve presente. As principais características do movimento foram:


    • A razão era considerada o fator primordial e legítimo para o alcance da verdade e do conhecimento;


    • O questionamento das coisas e das verdades era valorizado. Também era imprescindível realizar a investigação com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre a política, economia e sociedade;


    • Alguns cientistas acreditavam que a natureza era capaz de explicar o comportamento da sociedade;


    • O absolutismo, mercantilismo, poder da nobreza e igreja foram questionados;


    • Defesa da igualdade de todos perante as leis, da liberdade política, econômica e científica.

    ResponderExcluir

  4. A ciência e o Iluminismo


    No período do Iluminismo, a ciência começou a se separar da igreja. Diversas áreas do conhecimento passaram a se desenvolver e ganhar espaço, promovendo grandes descobertas e invenções que tomaram toda a Europa. O progresso científico gerou informações sobre a órbita dos planetas, pressão atmosférica, circulação sanguínea.

    A área da astronomia teve grande desenvolvimento. Isaac Newton conseguiu explicar o Universo a partir de um modelo no qual detalhava a órbita e posição de corpos espaciais. O cientista ainda criou a lei sobre a gravidade universal.


    Robert Hooke criou o primeiro microscópio. O objeto ampliava em até 40 vezes os pequenos objetos. Essa tecnologia fui responsável por ampliar o campo de visão humana e também por possibilitar o avanço dos estudos sobre os microorganismos e desenvolvimento da Microbiologia.


    O químico Antoine Lavolsier demonstrou que a matéria mudava de estado físico, mas a quantidade permanecia a mesma depois das reações químicas. Outros avanços do período foram a descoberta da eletricidade, dos protozoários e bactérias, além da invenção da primeira calculadora.

    ResponderExcluir
  5. Principais cientistas iluministas


    O período iluminista recebeu contribuições de diversos cientistas, pensadores e filósofos. Os principais deles foram:


    • John Locke: este filósofo inglês não acreditava que Deus era quem decidia os destinos dos homens. Acreditava que a sociedade que moldava o bem e o mal;


    • Montesquieu: foi o filósofo francês responsável pela separação das três esferas do governo: executivo, judiciário, legislativo. Textos constitucionais de vários países foram influenciados pelo pensador;


    • Voltaire: esse filósofo defendia as liberdades individuais e entendia que para entrar em contato com Deus não era necessário o intermédio da igreja;


    • Rousseau: esse filósofo suíço acreditava que povo deveria participar das decisões do governo por meio de eleições. Realizava crítica à nobreza e burguesia e era favorável às reformas sociais. O livro “Do contrato social” é uma das obras mais importantes do autor;


    • Adam Smith: era filósofo e economista escocês e defendia o término dos monopólios e da concentração de poder nas mãos do rei e igreja. "A Riqueza das Nações" é a obra mais conhecida.

    ResponderExcluir