APRESENTAÇÃO

Minha foto
Campinas, S P, Brazil
Bacharel em Teologia pela FAETEPE.( PETROS ) Ensinador e Pregador da Palavra do Senhor

terça-feira, 15 de abril de 2014

" O AVIVAMENTO ESPIRITUAL "

Autor:  Habacuque
Época: Cerca de 612 a 588 a.C.
Local:   Reino de Judá.
O profeta Habacuque viveu na mesma época em que viveram os profetas Naum e Sofonias. Foi nesse tempo, no ano 612 antes de Cristo, que os babilônios derrotaram os assírios e se tornaram o império mais poderoso do mundo. O profeta vê o perigo que o seu povo corre e não entende como é que Deus pode tolerar os babilônios, um povo mau e cruel.
Deus responde que virá o tempo em que Ele castigará os inimigos do povo de Israel e que o profeta espere com paciência, confiando na justiça divina. Os maus serão castigados, e aqueles que são fiéis a Deus viverão.
Hoje, a maioria das pessoas não costuma mais fazer imagens de madeira e de pedra para adorar, mas muitos curvam-se diante de ídolos como o dinheiro e o poder.
O livro termina com uma oração, em forma de salmo, em que Habacuque louva a grandeza de Deus e ao mesmo tempo mostra a sua fé nEle.

5 comentários:

  1. As queixas de Habacuque e as respostas de Deus - caps. 01.01-02.04
    Os babilônios serão castigados - cap. 02.05-20
    Oração de louvor a Deus - cap. 03

    ResponderExcluir
  2. Personagens a destacar:

    HABACUQUE – Conhecia o valor de fazer perguntas para obter esclarecimento. Contemporâneo de Ezequiel e Jeremias, reconhecia a imoralidade do povo e o desrespeito à Lei. Ainda assim, questionou o plano de Deus de castigar o povo. Depois de receber a confirmação da justiça do Senhor, sua queixa transformou-se em um cântico de confiança em Deus.

    Líderes ímpios de Judá – Os líderes ímpios de Judá rebelaram-se abertamente contra Deus, perverteram a justiça e oprimiram os justos. Desde a adoração de ídolos e sacrifício de crianças até os assassinatos e alianças ímpias com outras nações, os líderes de Judá em tudo conduziram o povo à desobediência e por conta disso, atraíram o castigo de Deus sobre si.

    JEOACAZ – Filho mais novo do rei Josias, foi escolhido pelo povo para suceder ao pai no trono. Mas depois de apenas três meses no cargo, Jeoacaz foi exilado no Egito pelo resto de sua vida.
    Itamar Carrijo

    ResponderExcluir
  3. Pr. Adriano
    Definindo a Palavra AVIVAMENTO.

    AVIVAMENTO: Hb. Hayah; significa avivar; conservar em; conservar com; restaurar à; salvar a Vida; vivificar, sarar, renovar, ressuscitar, renascer, conservar.
    Verbo que significa estar vivo, viver, manter vivo. O verbo avivar, em suas varias formas é usado mais de 250 vezes no A.T. das quais 55 vezes estão num grau chamado PIEL. Um verbo mais formal expressa uma ação ativa intensiva no Hebraico. Olhando por este sentido, o avivamento é sempre indicado como uma obra ativa e intensiva de Deus.

    Nesses últimos dias o que os pregadores, pastores, ensinadores e toda gama de Obreiros precisa entender é que devemos fazer de tudo (Menos aderir ao Pecado e sair dos paramitos bíblicos) para manter a Igreja do senhor. Porem em nossos dias as responsabilidades estão sendo trocadas, há uma inversão de valores. Antigamente e Biblicamente quem sacrifica pelo povo é a liderança (Nm 18.1-7; Ex 28.36-38). Já no Evangelho de R$1.99 que tem sido pregado hoje é tudo diferente o Povo é que tem de sacrificar para a liderança não fazer nada pelo povo de Deus.
    Evangelho sem renuncia e sem mudança de Vidas. Não foi isso que Jesus Pregou companheiros, Jesus disse: Quem quiser vir apos mim negue-se a si mesmo, toma a sua cruz e siga-me" (Mc 8.34). Costume é mutável mas a doutrina não.
    Evangelho é:
    Eleição.
    Justificação.
    Regeneração.
    Santificação.

    A santificação apresenta três aspectos:

    a) Santificação posicionai — Nesse sentido, ela é imediata. "Na qual vontade [Deus] que temos sido santificados pela oblação do corpo de Jesus Cristo feita uma vez" (Hb 10.10). Esse fato se dá na conversão do pecador: É imediato, total, e coloca o homem na posição de filho de Deus (l Pé 1.3,4), ou seja, posicionalmente santo (Rm 1.7; Hb 3.1).

    b) Santificação progressiva — "Quem é santo seja santificado ainda" (Ap 22.11). Essa santificação acontece no decorrer da vida cristã. Enquanto a santificação posicionai é imediata, a progressiva é dinâmica e paulatina. Quanto mais o crente se consagra para Deus, mais santificado se torna (l Co 7.1). A santificação progressiva aperfeiçoa-se no temor de Deus. Ela é aperfeiçoada com oração, estudo da Palavra de Deus, jejum, e através de uma vida dedicada à obra de Deus (Rm 6.12,13,22).

    c) Santificação completa (absoluta) — Acontecerá por ocasião da redenção do corpo, na ressurreição (Rm 8.22,23) ou no arrebatamento, quando formos transformados.

    Glorificação.

    ResponderExcluir
  4. I. Quem era Habacuque?

    1. Habacuque era um profeta bem conhecido do reino de Judá.
    2. Era musico levita a serviço do templo em Jerusalém.
    3. Alguns dos escritores rabínicos dizem que Habacuque era da tribo de Levi.
    4. Era um profeta com senso de justiça aguçado.
    5. Seu nome significa Abraço ou aquele que abraça.
    6. Era contemporâneo de Jeremias.

    II. O livro de Habacuque.

    O LIVRO DE HABACUQUE
    Habacuque é o 35º livro da Bíblia, 3 capítulos e 56 versículos.
    Habacuque ministrou durante os "últimos suspiros de Judá”. Apesar de chamar, repetidamente, ao arrependimento, a nação teima em não sair dos seus maus caminhos. Habacuque, conhecendo a dureza de coração de seus compatriotas, pergunta a Deus por quanto tempo esta situação iria perdurar. Deus responde que os babilônios serão a vara de punição a Judá — uma declaração que coloca o profeta de joelhos. Ele reconhece que o justo de qualquer geração viverá pela fé (2.4), e não pela visão. Habacuque conclui louvando a sabedoria de Deus, muito embora ele, nem sempre compreenda os caminhos de Deus.
    Habaqquq é um nome hebraico incomum, derivado do verbo habaq, "abraso". Assim, seu nome provavelmente significa "aquele que abraça" ou "agarra". No final do livro, o nome de Habacuque é bastante apropriado, pois o profeta decide agarrar-se firmemente a Deus, a despeito do que aconteça com sua nação (3.16-19). O título grego na Septuaginta é Ambakouk e na Vulgata Latina de Jerônimo é Habacuc


    O AUTOR DE HABACUQUE
    Na introdução (1.1) e no salmo de fechamento (3.1), o autor se identifica como o profeta Habacuque (este titulo só foi expresso pelos homens de Deus do Antigo Testamento por quatro personagens “Moises; Isaias; Jeremias e Habacuque”).. Esta designação especial parece indicar que Habacuque era um profeta profissional. À declaração final só salmo — "Ao mestre de canto. Para instrumentos de cordas" — sugere que Habacuque tenha sido um sacerdote ligado à adoração no templo de Jerusalém. Ele não menciona nada sobre sua genealogia ou origem, mas algumas tentativas especulativas procuram ligá-lo a alguns personagens anônimos do Antigo Testamento (A tradição Judaica do Talmud Babilônico diz que Habacuque é o filho da Sunamita de 2Rs 4.16). No mito apócrifo intitulado Bel e o Dragão, o profeta Daniel é resgatado uma segunda vez pelo profeta Habacuque.

    ResponderExcluir
  5. O TEMPO DE HABACUQUE

    À única referência temporal explícita de Habacuque se refere à invasão babilônica um evento iminente (1.6; 2.1). Alguns estudiosos sugerem que Habacuque tenha sido escrito durante o reinado de Manassés (686—642- C.) ou de Amom (642—640 a.C.), por causa da lista de pecados de Judá presente em 1.24. Contudo, a descrição dos caldeus indica que a Babilônia já havia se tornado uma potência mundial.
    Isto não aconteceu no tempo de Manassés, quando a Babilônia esteve debaixo da mão da Assíria. Também é pouco provável que esta profecia tenha sido feita durante o reinado de Josias (640—609 a.C.), pois as reformas morais e espirituais promovidas por Josias não se encaixam em l.24. A data mais provável para este livro é o período inicial do reinado de Jeoaquim (609—597 a.C). Jeoaquim foi um rei ímpio que colocou a nação no caminho da destruição (cf. 2Rs 23.34—24.5; Jr 22.17).
    Os babilônios começaram a crescer em poder durante o reinado de Nabopolassar (626—605 a.C.) e, em 612 a.C., eles Destruíram a capital da Assíria, Nínive. No tempo de Jeoaquim, a Babilônia era a incontestável potência mundial. O sucessor de Nabopolassar, Nabucodonosor, chegou ao poder em 605 a.C. e conduziu bem-sucedidas campanhas militares a oeste, avançando sobre a Palestina e o Egito. A primeira invasão de Judá feita por Nabucodonosor se deu no primeiro ano de seu reinado, quando ele deportou cerca de dez mil líderes judaicos para a, Babilónia. Os nobres que oprimiam e extorquiam os pobres foram os primeiros a serem levados. Visto que Habacuque profetizou antes do cativeiro babilônico, a data mais provável para este livro é 607 a.C.
    Visão Analítica dos capítulos.

    Capitulo 1. A Primeira visão. A visão do Opressor.
    Capitulo 2. A visão do Opressor Oprimido.
    Capitulo 3. A visão da Reação Divina em favor do seu povo e a restituição do favor divino.

    ResponderExcluir