APRESENTAÇÃO

Minha foto
Campinas, S P, Brazil
Bacharel em Teologia pela FAETEPE.( PETROS ) Ensinador e Pregador da Palavra do Senhor

domingo, 3 de junho de 2012

UMA FLÔR DA PLANICIE DE SARON

ROSA DE SARON

""HAVATSELET""

 Muito se tem falado no meio evangélico a respeito da famosa “Rosa de Saron”. Em quase toda igreja tem um conjunto ou um grupo denominado “Rosa de Saron”. Na maioria das vezes as pessoas tem em mente que a Rosa de Saron seja uma referência a pessoa de Jesus.Pregadores no êxtase da mensagem dizem: Jesus é a Rosa-a-a-a- de Saron, aleluia!
Portanto, estamos diante de uma pergunta intrigante: “ Afinal quem é a Rosa de Saron”?
Antes de respondermos a questão acima, se faz necessário exortar a todos os leitores da Bíblia, que devemos ler a Bíblia com a máxima atenção, analisando os pontos, as vírgulas etc. Não podemos ler a Bíblia como se tivéssemos lendo um jornal, uma revista ou um periódico. Na verdade a falta de leitura com atenção, é a causa da difusão de tantas “doutrinas” perniciosas no seio da igreja. Se os membros das igrejas se dedicassem mais à leitura do texto sagrado, com certeza, não seriam tão facilmente enganados e nem participariam de “estórias” chamadas bíblicas.
No capítulo 2 de Cantares de Salomão, basta um simples exame do livro, usando a versão ARA (Almeida Revista e Atualizada) para dissipar de uma vez por todas esta suposta contradição. Nesta versão encontramos um título que indica quem está falando; ora a esposa, ora o esposo, ora as filhas de Jerusalém. No texto deCantares 2.1,encontramos em cima da fala o nome: “esposa” e ela diz:
“Eu sou a rosa de Saron” no hebraico: Ani Havatselet há Sharon
Se ainda pairasse dúvida quanto a afirmação ser do amado ou daamadao texto original decide a questão quando se observa que as terminações das palavras são as do feminino. A letra Tav no final da palavra indica feminino.
Saron – o local onde brota o Havatselet
Não podemos falar do havatselet sem falar de Saron, a planície onde ela nasce, floresce e fenece. A palavra “Saron” no hebraico 
é “Sharon”que significa: plano, planície.
Sharon é assim denominada a área fértil e úmida da região. A planície costeira de Israel é chamada de Sharon. Os sábios judeus comparam os justos às rosas do vale, que são as mais belas de sua espécie. Elas mantêm o frescor dos vales úmidos. Enquanto isso, os“reshaim” (perversos) são semelhantes às rosas das montanhas, que pouco duram porque secam sob a inclemência da natureza, esvoaçando depois como o vento faz o debulho.
A rosa requer bastante claridade, o que ela obtém nas planícies do Sharon. Os largos espaços são ideais para que sua fragrância se espalhe.
O gado de Davi pastava em Sharon, sob o comando de Sitrai, o saronita (1 Cr 27.29).
As características do Havatselet e sua aplicação
a sua cor era vermelho-vinho – A igreja entende o 
sacrifício de Jesus e reconhece que foi pelo sangue do Cordeiro que ela foi salva
suas flores eram perfumadas – O viajante podia sentir a fragrância de muito longe, ou seja, cada cristão deve ser o bom perfume de Cristo, o bom cheiro do Evangelho
tinha 6 pétalas – A igreja por mais abençoada que seja, sabe que é composta por homens. O número 6 na Bíblia é o numero do homem.
Conclusão: A “Rosa de Saron” é a figura da Igrejae não do Senhor Jesus!


4 comentários:

  1. Infelizmente vivemos numa geração analfabeta de Bíblia. Os crentes querem sentir, não pensar. Querem sentir arrepios e não estudarem a Bíblia com dedicação. Tudo o que é falado em nome de Deus, estas pessoas aceitam.
    Muito se tem falado no meio evangélico a respeito da famosa “Rosa de Saron”. Em quase toda igreja tem um conjunto ou um grupo denominado “Rosa de Saron”. Na maioria das vezes tem em mente que a Rosa de Saron seja uma referência a pessoa de Jesus. Pregadores no êxtase da mensagem dizem: Jesus é a Rosa-a-a-a- de Saron, aleluia!
    Portanto, estamos diante da pergunta intrigante: “Quem é a Rosa de Saron”?
    Antes de respondermos a questão acima, se faz necessário exortar a todos os leitores da Bíblia, que devemos ler a Bíblia com a máxima atenção, analisando os pontos, as vírgulas etc. Não podemos ler a Bíblia como se tivéssemos lendo um jornal, uma revista ou um periódico. Na verdade a falta de leitura com atenção, é a causa da difusão de tantas “doutrinas” perniciosas no seio da igreja. Se os membros das igrejas se dedicassem mais à leitura do texto sagrado, com certeza, não seriam tão facilmente enganados e nem participariam de “estórias” chamadas bíblicas.
    No capítulo 2 de Cantares de Salomão, basta um simples exame do livro, usando a versão ARA (Almeida Revista e Atualizada) para dissipar de uma vez por todas esta suposta contradição. Nesta versão encontramos um título que indica quem está falando; ora a esposa, ora o esposo, ora as filhas de Jerusalém. No texto de Cantares 2.1, encontramos em cima da fala o nome: “esposa” e ela diz:
    “Eu sou a rosa de Saron” no hebraico: Ani Havatselet há Sharon
    Se ainda pairasse dúvida quanto à afirmação ser do amado ou da amada, o texto original decide a questão quando se observa que as terminações das palavras são as do feminino. A letra Tav no final da palavra indica feminino.
    Saron – o local onde brota o Havatselet
    Não podemos falar do havatselet sem falar de Saron, a planície onde ela nasce, floresce e fenece. A palavra “Saron” no hebraico é “Sharon” que significa: plano, planície.
    Sharon é assim denominada a área fértil e úmida da região. A planície costeira de Israel é chamada de Sharon. Os sábios judeus comparam os justos às rosas do vale, que são as mais belas de sua espécie. Elas mantêm o frescor dos vales úmidos. Enquanto isso, os “reshaim” (perversos) são semelhantes às rosas das montanhas, que pouco duram porque secam sob a inclemência da natureza, esvoaçando depois como o vento faz o debulho.
    A rosa requer bastante claridade, o que ela obtém nas planícies do Sharon. Os largos espaços são ideais para que sua fragrância se espalhe.
    O gado de Davi pastava em Sharon, sob o comando de Sitrai, o saronita (1 Cr 27.29).
    As características do Havatselet e sua aplicação
    A sua cor era vermelho-vinho: A igreja entende o sacrifício de Jesus e reconhece que foi pelo sangue do Cordeiro que ela foi salva
    Suas flores eram perfumadas: O viajante podia sentir a fragrância de muito longe, ou seja, cada cristão deve ser o bom perfume de Cristo, o bom cheiro do Evangelho
    Tinha 6 pétalas: A igreja por mais abençoada que seja, sabe que é formada por homens. O número 6 na Bíblia é o numero do homem.


    Leia mais: http://www.apalavravirtual.com.br/products/jesus-e-a-rosa-de-saron-em-qual-biblia-/

    ResponderExcluir
  2. “Eu sou a rosa de Saron” - Ani Havatselet há Sharon (original hebraico).
    A Havatselet é uma flor rara que nasce nas areias dos desertos e neste texto é mencionada simplesmente como rosa, no caso, de Saron. Que era uma planície, no original hebraico é “Sharon” que significa “plano, planície”.

    A planície costeira de Israel é chamada de Sharon, ela fica ao sul do monte Carmelo, a parte fértil e úmida da região. Os sábios judeus compararam os justos ás rosas do vale, que são as mais belas de sua espécie. Elas mantêm o frescor dos vales úmidos. Enquanto isso, os “reshaim” (perversos) são semelhantes às rosas das montanhas, que pouco duram porque secam sob a inclemência da natureza, e esvoaçoando com o vento.

    A rosa requer bastante claridade, o que ela obtém nas planícies do Sharon. Os largos espaços são ideais para que sua fragrância se espalhe.
    O gado de Davi pastava em Sharon, sob o comando de Sitrai, o saronita (1 Cr 27.29).

    ResponderExcluir
  3. Bom dia

    Graça e paz

    Não a duvida que a vida crista junto com a Bíblia é falha.

    Agora, se os sábios comparava ela aos justos e era um lugar fértil, úmido, uma flor rara, a igreja entendia como sacrifício de Jesus, como o perfume de Jesus e as seis pétalas representa o numero do homem, desculpe, mais que mal faz eu comparar a Jesus. me parece que tudo isso leva também a imagem de Jesus. Não vejo pecado quando tivermos orando incluir essa palavra nesse sentido.

    PORTANTO, SEI QUE NÃO SOMOS UM EXEMPLO DE CRISTÃO, NEM NESSA GERAÇÃO, NEM NA PASSADA E NEM A QUE ESTAR POR VIR. Todos nós falhamos em alguma área e mesmo assim Jesus nos ver como uma rosa de Sharon.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz do Senhor,...
      Companheiro e meu irmão,maravilho-me de seu tratado e comentário aqui disposto.
      No entanto, o pensamento primário assim proposto é de observação e conhecimento da planta com a flor e o local onde ainda hoje, o lugar tem grande visitação e confirmação do referido e citado nas escrituras...Grato.

      Excluir