APRESENTAÇÃO

Minha foto
Campinas, S P, Brazil
Bacharel em Teologia pela FAETEPE.( PETROS ) Ensinador e Pregador da Palavra do Senhor

terça-feira, 20 de maio de 2014

" PÉROLAS "

"O Reino dos céus também é como um negociante que procura pérolas preciosas,
   Encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo o que tinha e a comprou"

4 comentários:

  1. A pérola é o resultado de uma reação natural do molusco contra invasores externos, como certos parasitas que procuram reproduzir-se em seu interior. Para isso, esses organismos perfuram a concha e se alojam no manto, uma fina camada de tecido que protege as vísceras da ostra. Ao defender-se do intruso, ela o ataca com uma substância segregada pelo manto, chamada nácar ou madrepérola, composta de 90% de um material calcário - a aragonita (CaCO3) -, 6% de material orgânico (conqueolina, o principal componente da parte externa da concha) e 4% de água. Depositada sobre o invasor em camadas concêntricas, essa substância cristaliza-se rapidamente, isolando o perigo e formando uma pequena bolota rígida. As pérolas perfeitamente esféricas só se formam quando o parasita é totalmente recoberto pelo manto, o que faz com que a secreção de nácar seja distribuída de maneira uniforme. "Mas o mais comum é a pérola ficar grudada na concha, como uma espécie de verruga.

    Por isso, as esféricas são tão valiosas", diz o biólogo Luís Ricardo Simone, do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (USP). O tempo médio de maturação de uma pérola é de três anos. Como a ostra já se defende muito bem de invasores com sua concha, o fenômeno é raro, acontecendo, na natureza, em apenas um em cada 10 000 animais. No início do século XX, os japoneses inventaram uma forma simples de acelerar o processo, introduzindo na ostra uma pequena bola de madrepérola, retirada de uma concha, com cerca de três quartos do tamanho final desejado. O resultado é tão bom que, mesmo para um especialista, é difícil distinguir a pérola natural da cultivada. Substâncias presentes na água também podem ser incorporadas à pérola, por isso sua cor varia de acordo com o ambiente, gerando as mais diversas tonalidades. A pérola é a única gema de origem animal.

    Até o século XVII, não existia tecnologia para polir pedras preciosas como rubis e esmeraldas, por isso as pérolas eram um dos maiores símbolos de riqueza e poder, usadas como adorno nas mais valiosas jóias da época.

    A cor da pérola varia conforme as condições ambientais e a saúde da ostra: as mais comuns são rosa, creme, branca, cinza e preta

    As formas da pérola dependem do formato do invasor e do local onde ele se instala. As esféricas são as mais raras e, conseqüentemente, mais valiosas

    ResponderExcluir
  2. “Uma ostra que não foi ferida não produz pérolas.”
    Pérolas são produtos da dor; resultados da entrada de uma substância estranha ou indesejável no interior da ostra, como um parasita ou grão de areia. Na parte interna da concha é encontrada uma substância lustrosa chamada nácar. Quando um grão de areia a penetra, ás células do nácar começam a trabalhar e cobrem o grão de areia com camadas e mais camadas, para proteger o corpo indefeso da ostra. Como resultado, uma linda pérola vai se formando. Uma ostra que não foi ferida, de modo algum produz pérolas, pois a pérola é uma ferida cicatrizada.
    O mesmo pode acontecer conosco. Se você já sentiu ferido pelas palavras rudes de alguém? Já foi acusado de ter dito coisas que não disse? Suas idéias já foram rejeitadas ou mal interpretadas? Você já sofreu o duro golpe do preconceito? Já recebeu o troco da indiferença?
    Então, produza uma pérola !
    Cubra suas mágoas com várias camadas de AMOR.
    Infelizmente, são poucas as pessoas que se interessam por esse tipo de movimento. A maioria aprende apenas a cultivar ressentimentos, mágoas, deixando as feridas abertas e alimentando-as com vários tipos de sentimentos pequenos e, portanto, não permitindo que cicatrizem.
    Assim, na prática, o que vemos são muitas “Ostras Vazias”, não porque não tenham sido feridas, mas porque não souberam perdoar, compreender e transformar a dor em amor. Um sorriso, um olhar, um gesto, na maioria das vezes, vale mais do que mil palavras!

    ResponderExcluir
  3. Nunca fui muito crente nessa filosofia de que o sofrimento nos faz melhores. Mais fortes sim, nunca duvidei – mas melhores? Eu achava estranho, mas essas coisas que acontecem na vida me mostraram que é assim mesmo.

    Mas ao ler como as ostras cobrem os “intrusos” que entram em suas conchas com camadas de madrepérola, material originalmente usado para revestir essa concha de modo a torná-la mais confortável para o molusco, pensei que o processo com a gente é o mesmo.

    Sofremos, achamos que nada mais vale a pena, que o mundo vai acabar, queremos o mal e não vemos mais sentido no bem. Daí o tempo passa – ou ele ou a nossa necessidade de não perder tempo bate – e acabamos por cobrir nossas feridas para seguir em frente. Aprendemos com elas e agregamos experiência.

    Hoje eu vejo que é assim mesmo. Não é fraqueza transformar nossas feridas em pérolas. Não que seja fácil, tampouco rápido, mas é o que fazemos. É o que precisamos fazer.

    Assim como as pérolas têm vários formatos e preços, as pérolas que criamos também têm múltiplas “caras” e só quem as criou sabe o seu valor. Só a própria ostra sabe a dor de fazer sua pérola.

    É uma qualidade rara reconhecer o valor das pérolas alheias. Não espere achar o valor das suas pérolas aos olhos dos outros.

    ResponderExcluir
  4. Texto: Mateus 13:45-46

    Introdução:
    Nesta parábola o mercador é Jesus, a pérola é a igreja, e o grande preço é a morte de Jesus na cruz.
    As pérolas têm sido usadas durante séculos como objetos de beleza.
    Vamos dar uma olhada na pérola e perceba como ela ilustra várias lições espirituais maravilhosas sobre o Senhor Jesus Cristo e Sua igreja.
    1. A pérola é produto do sofrimento
    A. A pérola é formada quando uma ostra recebe um grão de areia presa na carne macia dentro de sua concha.
    Este pedaço de areia irrita a ostra e então ela responde pelo revestimento do grão com camadas de saliva e de cálcio.
    B. A igreja foi formada a partir de terríveis dores e a morte de Cristo pelos pecadores sobre a cruz! (Efésios 5:25 - Apocalipse 1:5)

    2. Uma pérola é formada de matérias inúteis
    A. A pérola é formada por todos os tipos de lixo.
    Pedaços de areia, fragmentos de ossos de peixes mortos, e outros resíduos no fundo do mar.

    B. A composição da igreja saiu de pecadores condenados e presos ao inferno! (Mateus 9:12-13 - Efésios 2:1-3)
    3. A pérola é uma coisa composta
    A. É uma combinação de várias coisas.
    Há pelo menos três materiais utilizados na formação de uma pérola - o material irritante, saliva da ostra e o cálcio.
    B. A Igreja é composta de todos os tipos de pessoas de todas as raças e origens (Gálatas 3:26-28).
    Eles têm uma coisa em comum - a salvação pela graça mediante a fé em Cristo!
    4. A pérola cresce gradualmente
    A. Depois que um grão de areia entra na ostra, pode levar até 3 anos para a ostra produzir uma pérola magnífica.

    B. Deus tem forma lenta e gradual de edificar a sua igreja neste mundo.
    Ela vem crescendo há dois mil anos enquanto o Espírito Santo convence os pecadores e chegam assim a um conhecimento salvífico de Jesus Cristo (Efésios 2:21-22).
    5. A pérola é um trabalho oculto
    A. A pérola cresce escondida na ostra submersa na água.
    B. Além do aspecto físico numérico, ninguém pode realmente ver o crescimento espiritual real da igreja. Nós só podemos ver a igreja local visível, mas não o corpo espiritual invisível que forma a vastidão de toda a igreja (Efésios 1:22-23).
    6. Uma pérola é um objeto muito valioso
    A. As pérolas podem valer uma fortuna. De fato um colar de pérolas pode realmente valer milhões de dólares.
    B. A igreja valeu o tesouro do céu, para Deus!
    Ele pagou o preço mais elevado, o melhor do Céu - Seu Filho amado, Jesus Cristo, para salvar a Igreja do inferno! (Romanos 5:6-8)

    C. A igreja é realmente muito valiosa para o mundo, mesmo quando o mundo realmente não aprecia isso.
    A igreja serve como força de contenção contra o mal que um dia varrerá todo o mundo.
    Portanto, ela vale a pena todo o preço e os esforços que precisamos dar para se manter viva, ativa e forte no Senhor.
    Vale a pena todas as nossas orações, nossa doação, nosso trabalho, nosso sacrifício.
    A igreja vale a pena tudo o que podemos dar a ela!
    7. A pérola é uma unidade
    A. A pérola é a única gema conhecida pelo homem que não pode ser cortada.
    Grandes diamantes são cortados e realizados em vários menores, pedras mais valiosas.
    A pérola não pode ser dividida, sem destruir seu valor natural e beleza.
    B. A igreja local pode ser dividida aos olhos do homem, mas a verdadeira igreja (o verdadeiro corpo de Cristo, composta de ambos mortos e vivos em Cristo) será para sempre um (Filipenses 1:27).
    C. Quando qualquer igreja local é dividida, ela perde o seu valor e beleza para o mundo ver!
    Portanto, há uma grande necessidade para que sejamos de uma mente e de um acordo por causa do testemunho!
    Não é bom quando o povo de Deus não pode se dar bem uns com os outros!
    8. A pérola reflete a luz
    A. Uma das qualidades mais notáveis da pérola é a sua capacidade de refletir a luz.
    A Igreja é chamada para refletir a verdadeira luz do mundo - o Senhor Jesus Cristo (João 8:12; 9:5).
    B. A Igreja, como a lua reflete a luz do sol durante a noite, isto é para refletir a luz do Senhor Jesus Cristo a este mundo espiritualmente escuro (Filipenses 2:15).
    Conclusão:
    E assim vimos que a pequena pérola ensina várias grandes verdades da Bíblia sobre Cristo e Sua igreja.

    ResponderExcluir