APRESENTAÇÃO

Minha foto
Campinas, S P, Brazil
Bacharel em Teologia pela FAETEPE.( PETROS ) Ensinador e Pregador da Palavra do Senhor

quarta-feira, 23 de abril de 2014

" UMA MOABITA FIEL "

" UM PLANO DE DEUS NA VIDA DE RUTE "

2 comentários:

  1. Uma pequena Introdução sobre o Livro de Rute.

    O LIVRO DE RUTE.
    Rute é uma historia de amor, devoção e redenção, um camafeu bem no meio dos dias negros do período dos juízes. É a história de Uma mulher moabita que abandona sua herança pagã a fim de se juntar ao povo e ao Deus de Israel: Por causa de sua fidelidade num momento de infidelidade, Deus a recompensa, dando-lhe um novo marido (Boaz) , um filho (Obede) e uma privilegiada posição na linhagem de Davi e de Cristo (ela é a bisavô de Davi). Rute é o título do livro em hebraico. Este nome pode ser uma corruptela moabita da palavra hebraica Reuit, que significa amizade ou associação. A Septuaginta utiliza o equivalente grego Routh - do nome hebraico. O título em Latim é Ruth, uma transliteração de Routh.

    O AUTOR DE RUTE
    Em nenhum lugar do livro vemos o autor de Rute; nenhuma outra passagem bíblica se refere a ele também. A tradição talmúdica atribui a autoria do livro a Samuel, mas isso é pouco provável, visto que Davi aparece em Rt 4.17,22 e Samuel morreu antes da coroação de Davi (l Sm 25.1) Rute foi escrito, provavelmente, durante o reinado de Davi, visto que o nome de Salomão não está incluído na genealogia. O anonimato do livro, porém, não mancha: seu valor espiritual e sua beleza literária.

    O TEMPO DE RUTE
    Rute se divide claramente em quatro ambientes distintos: 1) a terra de Moabe (1.1-18);2) um campo em Belém (1.19-2.23); 3) um eirado em
    Belém (3:1-18);4) a cidade de Belém (4.1-22) O cenário dos primeiros 18 versículos é Moabe, uma região a nordeste do mar Morto. Os moabitas,
    descendentes de Ló, adoravam Quemos (Quemos era uma divindade moabita cuja ira se aplacava com sacrifícios humanos. A tradição judaica nos informa que essa divindade era adorada sob o símbolo de uma estrela negra.) e outros deuses pagãos. As Escrituras registram 'dois momentos em que eles lutam contra Israel (Jz 3.12-30 e 1Sm 14.47) . Rt 1:1 nos dá o ambiente do restante 'do livro:
    "Nos dias em que julgavam os juízes". Esse era um tempo de apostasia, contenda, declínio, violência, queda dos padrões morais e anarquia. Rute nos dá uma visão do outro lado da história: o remanescente fiel que permanece firme nas leis de Deus. Pelo fato de Rute se prender mais em contar uma bela história do que em apresentar detalhes daquele período, atribuir-lhe uma data é bastante difícil. Utilizando a mesma divisão citada acima, em quatro partes, podemos atribuir a seguinte datação:
    A Rt 1.1-18 (destaque para 1.4): a terra de Moabe (c. 10 anos)
    B. Rt 1.19-2.23 (destaque para l.22; 2.23): um campo em Belém (meses). .
    C. Rt 3.1-18 (destaque para 3.2,8,14,18): um eirado em Belém (um dia).
    D. Rt 4.1-22 (destaque para 4.13-16): a cidade de Belém (c. um ano).


    ResponderExcluir
  2. A tradição Talmúdica (tradição oral dos discursos rabínicos) atribui a Orfa a maternidade dos cinco gigantes dos tempos de Davi (Golias (1Sm 17); Isbi-Benobe (2Sm 21.16); Safe ou Sipai (2Sm 21.18; 1Cr 20.4); o Outro irmão de Golias por nome Lami (1Cr 20.5); E por ultimo um Gigante dos filhos de Gate que Tinha seis dedos em cada mão e pé (1Cr 20.6). Orfa voltou a sua família e a seus deuses Rt 1.15, da união dela com um homem da linhagem de Rafa um ancestral epônimo (Que dá ou empresta seu nome a alguma coisa) Essa linhagem de Rafa foi quem deu nome aos Refains.

    ResponderExcluir