APRESENTAÇÃO

Minha foto
Campinas, S P, Brazil
Bacharel em Teologia pela FAETEPE.( PETROS ) Ensinador e Pregador da Palavra do Senhor

segunda-feira, 31 de março de 2014

" O PARALITICO NO TANQUE DE BETESDA "

2 comentários:

  1. Uma história que fala sobre a misericórdia de Deus e a Cura do Paralítico no Tanque de Betesda. No livro de João, capítulo 5, encontramos detalhes deste milagre realizado por Jesus.

    Jesus vinha da Glaliléia, a caminho de Jerusalém, quando chegou ao tanque de Betesda, próximo à porta das ovelhas, no lado norte da cidade.

    O tanque de Betesda (que significa casa de misericórdia), simbolizava uma das únicas esperanças para um doente incurável.

    E nele se aglomerava uma grande multidão de enfermos e paralíticos, buscando uma única chance de se verem livres do mal que os afligia.

    Um lugar onde a dor, a fragilidade do corpo e a miséria humana estavam em total evidência. Enfermos de todo tipo se juntavam e aguardavam uma gota de misericórdia divina, esperando o agito das águas do tanque. Somente o primeiro a entrar no tanque, receberia a cura.

    o tanque de betesda O Tanque de Betesda, onde Jesus Curou o Paralítico há 38 anos.

    O Paralítico no Tanque de Betesda
    E por serem muitos os enfermos, demorava-se muito para se receber algum alívio do sofrimento. Quando as águas eram agitadas pelo anjo, logo se disparava uma disputa para se primeiro banhar naquelas águas.

    "Porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque, e agitava a água; e o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse." João 5:4
    E quem não pudesse caminhar, precisava de ao menos uma pessoa que o ajudasse a entrar no tanque de Betesda. Em princípio, contavam com a solidariedade dos familiares, ou amigos. Porém com o passar do tempo, eram deixados à própria sorte.

    Quantas frustrações aqueles homens passavam, ao verem que outrem entrou primeiro nas águas do tanque de Betesda. Um após outro sendo curados, mas como eram muitos, sua vez parecia que nunca chegaria.

    E não era diferente com o paralítico do tanque de Betesda. Sem poder contar com ninguém que o ajudasse. Ano após ano ele permanecia ali. Passou-se o tempo, décadas se foram e nada acontecia em seu favor.


    ResponderExcluir
  2. Porém há algo que chama a atenção nessa história. Aquele homem, preso pela paralisia, acorrentado por aquela enfermidade há quase quatro décadas. Trinta e oito anos no tanque de Betesda, esperando um milagre.

    "E estava ali um homem que, havia trinta e oito anos, se achava enfermo." João 5:5
    Certamente ele viu muitos desistirem. Muitos que "entregaram os pontos". Porém ele não desistiu. Trinta e oito anos paralítico e ele estava ali, aguardando uma oportunidade, esperando que a misericórdia de Deus o encontrasse um dia.

    a cura de um paralitico do tanque de betesda A Cura do Paralítico há 38 Anos, no Tanque de Betesda.

    A Cura do Paralítico no Tanque de Betesda
    E o texto informa que toda essa espera, toda essa persistência chegou ao conhecimento de Jesus.

    E Jesus, vendo este deitado, e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar são?" João 5:6
    E o paralítico do tanque de Betesda, responde ao mestre, confessando a sua incapacidade. Ele tinha em si a vontade de ser curado, pois toda vez que a água era agitada, ele certamente com grande esforço, rastejava procurando chegar ao tanque. Porém não era suficiente.

    O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me ponha no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim." João 5:7
    Aquela esperança e persistência em contar com a misericórdia divina já havia chamado a atenção do mestre. E sendo Jesus a própria misericórdia encarnada e viva, o mestre comovido com a situação daquele homem, declara a sua cura.

    "Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma o teu leito, e anda. Logo aquele homem ficou são; e tomou o seu leito, e andava." João 5:8-9
    De tanto ele insistir, de confiar na misericórdia de Deus, um dia a própria misericórdia viva, Jesus Cristo, veio e o encontrou!

    Muitos teriam desistido por muito, muito menos. Mas se há algo que mexe com o coração de Deus é a persistência na Fé da misericórdia divina. Há muitos exemplos nas escrituras sagradas. "Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á." Mateus 7:7

    Nunca devemos desistir de contar com a misericórdia de Deus. Aquele homem, ex-paralítico soube esperar e nunca deixou de ter fé.

    Portanto, tenha fé! Acredite! A misericórdia de Deus, Jesus Cristo, te alcançará!

    ResponderExcluir