APRESENTAÇÃO

Minha foto
Campinas, S P, Brazil
Bacharel em Teologia pela FAETEPE.( PETROS ) Ensinador e Pregador da Palavra do Senhor

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

" QUEM TEM SEDE VEM A MIM E BEBA "

 No último dia da festa, que é o mais solene, Jesus ficou de pé e gritou: “Se alguém tem sede, venha a mim, e aquele que acredita em mim, beba. É como diz a Escritura: ‘Do seu seio jorrarão rios de água viva’.” Jesus disse isso, referindo-se ao Espírito que deveriam receber os que acreditassem nele. De fato, ainda não havia Espírito, porque Jesus ainda não tinha sido glorificado. João 7.37-39 (Jesus é a fonte da vida)

4 comentários:

  1. Essas palavras Jesus expressou por ocasião da festa dos tabernáculos. Essa festa acontecia no mês de setembro, no fim desse mês. Também era conhecida como a Festa da Colheita, pois era uma festa de ação de graças por todas as colheitas, quer dizer, da cevada, do trigo e da uva. O povo de Israel saía de suas casas e fazia tendas de paredes de ramos e coberturas de folhas de palmeiras, relembrando assim o tempo que passaram como peregrinos no deserto rumo a Canaã (Lev 23. 40-43).
    Essa era uma comemoração histórica para o povo de Israel. Naquele momento, quando ricos e pobres, vindo com seus ramos ao templo, faziam como um corredor de palmas,e, o sacerdote, saía com uma vazilha de mais ou menos um litro e meio, enchia na fonte de Siloé, e voltando, derramava sobre o altar, enquanto o povo cantava Isaias 12.3: "E vós com alegria tirareis águas das fontes de salvação". Também davam graças a Deus pelas chuvas que lhes tinham proporcionado tão grande colheita.
    Foi, exatamente nesse momento que ressoa a voz de Jesus: "Se alguém tem Sede, venha a mim e beba"(Jo 7.37). Jesus chamava a atenção dos judeus, que aquela água que o sacerdote buscava no tanque de Siloé, apenas saciava a sede material, mas, Ele poderia saciar a sede do interior do homem.( Só Jesus é a fonte de água viva, o autor e consumador da salvação )...
    Quantos de nós, estamos preocupados apenas com os bens desta terra, porém, Jesus nos oferece o bem maior, a riqueza imensuravel, a salvação de nossas almas. Vamos pois a Ele!

    ResponderExcluir
  2. Era dia da grande festa o sétimo e ultimo dia, o clímax fazendo parte das festas judaícas, sete dias ininterruptos o sacerdote especial carregava a água num cântaro de ouro do tanque de Siloé (Shiloach em Hebraíco); para ser derramado numa bacia aos pés do altar pelo sumo Sacerdote. Segundo o judeu messiânico Davi Stern, isso simbolizava uma oração por chuva e também apontava para o derramar do Espírito Santo ( Ruach HaKodesh) sobre o povo de Israel: " Os rabinos associavam esse costume a passagem do profeta Isaias 12-3" E vós com alegria tirareis águas das fontes da salvaçao";assim esta festa era celebrada .No sétimo dia a água era derramada acompanhada por sacerdotes tocando trombetas douradas,e levitas cantando cânticos sacros e as pessoas comuns balançando suas palmas e recitando os Salmos 113 e 118 incluindo estes versos finais. "Salva -nos agora te pedimos Ó Senhor, Ó Senhor te pedimos prospera -nos. Bendito o que vem em nome do Senhor; nós vos bendizemos desde a casa do Senhor. Deus é o Senhor que nos mostrou a luz; atai o sacrifício da festa com cordas até às pontas do altar.Tu és o meu Deus e eu te louvarei: tu és o meu Deus e eu te exaltarei .Louvai a Deus, porque ele e bom,porque a sua benignidade dura para sempre.
    A palavra de Deus precisa ser compreendida através do Espirito Santo nos seus mínimos detalhes, pois toda esta festa estava cumprindo-se em Jesus, a palavra " Salva-nos" já os levava ao Messias, quando Jesus fez sua entrada triunfal em Jerusalém Marcos 11-9 e 10

    ResponderExcluir
  3. 1. Jesus está participando na festa dos tabernáculos. Eles estavam agradecendo a Deus por seu cuidado no deserto.

    Neste momento louvavam a Deus pela provisão da água.

    2. Jesus fala neste instante da sede de Deus. Ele é o próprio Deus, dessendentando todo o que crê, Ele é a fonte de toda vida à jorrar para sempre.

    3. Temos aqui no evangelho de João, alguns aconteciementos, que tem tudo haver com este texto, pois falam de água. Eles nos ensinam algumas preciosas lições.

    I – Água em Caná de Galiléia, Jo.2.

    1. Jesus estava presente em uma festa de casamento. Quando houve uma necessidade urgente. Faltou vinho, Maria, sua mãe vai ao seu encontro, pedindo-lhe que ajudasse. Ele responde, falando de uma hora não chegada. A hora de ser revelado ao mundo. No entanto, ordena que se encham sei talhas de água, cada uma, comportando cem litros. E tranforma aquela água em vinho.

    2. Esse milagre fala do poder tranformador do Senhor. Jamais alguém ouviu falar, de água tranformada em vinho, sem que passe pelo processo normal. Ele mudou a natureza normal da água em vinho. Não existe coração endurecido que Ele não possa tranformar. Ele pode mudar qualquer situaçãa em nossa existência. É ilimitado em seu poder. Para Ele tudo é possível.

    II – Água no poço de Jacó, Jo.4:1-14.

    1. No seu diálogo com a mulher Samaritana. Quebra barreiras culturais, sociais e raciais. Levando esta mulher a experimentar a verdadeira água, Cristo. O texto nos diz que era necessário passar por alí. Na rota geográfica, haviam outros caminhos. Ele propositadamente marcou este encontro, no poço de Jacó.

    2. Ele foi para saciar a sede da alma, que há em todo homem sem o conhecimento de Deus. Aquela mulher compreende, que Ele á fonte viva de Deus, a jorrar para sempre. Todo o que bebe desta fonte, jamais terá sede.

    III – Água no tanque de Betesda, Jo. 5:1-9.

    1. Em meio a festa havia muita gente sofrendo. Este tanque que em hebraico significa “casa de misericórdia”. Tinha toda sorte de gente doente, esperando o mover das águas para ser curado. O primeiro que descia, ficava livre dos seus males. Alí encontrava-se um homem enfermo, há 38 anos. Ninguém para ajudá-lo a descer, quando o anjo movia ás aguas.

    2. O Senhor da misericórdia, Jesus. Chega naquela casa de misericórida, para ajudar alguém que não recebia misericórdia por muitos anos. Jesus sabendo da história daquele homem, pergunta-lhe se quer ser curado. A resposta é de um homem sem esperança, ele diz que não tem ninguém para ajudá-lo. É neste momento que Jesus manifesta sua autoridade,ordenando-o que se levante, tome o seu leito e ande. Imediatamente curado, levanta-se, tomou sua cama e passa a andar.

    3. Este texto que envolve um acontecimento onde havia água. Nos ensina do conhecimento de Cristo, da sua compaixão e do poder de sua palvara. Ele é Deus, que vem ao nosso encontro para mudar a nossa vida. Ele conhece teu sofrimento, Ele tem compaixão verdadeira, e poder para te ajudar.

    Conclusão:

    1. Só Jesus tem o poder de mudar tua vida da água para o vinho, mudança completa.

    2. Só Jesus é água da vida que jorra para vida eterna.

    3. Só Ele pode te ajudar, receba dele misericódia.

    Jo.7:37

    1. O convite de Cristo é para todos, “Se alguém tem sede, venha a mim, e beba”.

    2. O convite de Cristo é para quem tem desejo por Deus, “Se alguém tem sede, venha a mim, e beba.

    3. O convite de Cristo é para ir na direção DEle, “Se alguém tem sede, venha a mim, e beba.

    4. O convite de Cristo é para bebermos Dele, “Se alguém tem sede, venha a mim, e beba.

    ResponderExcluir
  4. Vim retribuir sua visita em meu blog missionário. Muito obrigada por se tornar seguidor. Seu blog é muito instrutivo. Gostei muito. Já estou seguindo. Espero seu retorno ao UMA VISÃO MISSIONÁRIA. Mais uma vez obrigada.

    http://missoes-patriciatelles.blogspot.com.br

    ResponderExcluir