APRESENTAÇÃO

Minha foto
Campinas, S P, Brazil
Bacharel em Teologia pela FAETEPE.( PETROS ) Ensinador e Pregador da Palavra do Senhor

sábado, 11 de fevereiro de 2012








""" AS DOZE PORTAS DE JERUSALÉM """

No Antigo Testamento (AT), as portas das casas e das cidades eram de ferro, de madeira ou de cobre (I Sm 4:18, At 12:10-13). As portas da cidade eram os lugares de maior afluência do povo para negócios, processos judiciais, conversas, passatempos (Gn 19:1, Dt 17:5, Rt 4:1-12, II Sm 15:2, II Rs 7:1, Jó 29:7, Pv 31:23, Am 5:10-12). Essas portas tinham conselhos e escritórios junto a elas. Eram de dois batentes, cerravam-se com fechaduras e ainda com barras de ferro.

As cidades importantes eram muradas e tinham uma ou mais portas que eram de máxima importância para a sua segurança. Como não havia praças nas antigas cidades da Palestina, o povo se encontrava junto às portas que começaram a ser sinônimo de lugar público. Para os Hebreus, a porta era como a ágora dos gregos e o fórum para os romanos.

Na ocasião das guerras, a guarnição de defesa era redobrada junto às portas, quando se conquistavam as portas era sinal de que a cidade fora subjugada. Deus ama as portas antigas e gloriosas de Jerusalém, porque protegem a cidade santa e a guardam em paz e segurança (Sl 24:7-9, 87:2, 147:12 e 13).

SIGNIFICADOS.

1) Porta Do Vale - Ne 2:13.

"De noite saí pela Porta do Vale, para a banda da Fonte do Dragão, e para a Porta do Monturo, e contemplei os muros de Jerusalém, ue estavam assolados, cujas portas tinham sido consumidas pelo fogo."

Significado: Lugar por onde saíam as impurezas, representando que a Cidade Santa deveria estar sempre limpa.

"Raça de víboras, como podeis falar coisas boas, sendo maus? Porque a boca fala do que está cheio o coração. O homem bom tira do tesouro bom coisas boas; mas o homem mau do mau tesouro tira coisas más." Mt 12:34 e 35.

Esta porta representa a limpeza que devos fazer em nosso coração, pois para que o Espírito de Deus habite em nós, é necessário que a nossa vida esteja no altar de Deus.

Como ramos da videira que produzem frutos bons, é necessário que sejamos constantemente limpos para que venhamos a produzir mais fruto ainda. Daí a importância de estarmos com o coração aberto para que o Senhor purifique a nossa vida.

2) Porta Da Fonte (águas) - Ne 2:14.

"Passei à Porta da Fonte, e ao açude do rei; mas não havia lugar por onde passasse o animal que eu montava."

Significado: Simboliza a bênção divina constantemente a brotar da nascente.

"Aquele, porém, que beber da água que eu lhe der, nunca mais terá sede, para sempre; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna." Jo 4:14.

A Porta da Fonte representa para nós a necessidade da presença do Espírito Santo, porque assim como no deserto a água é um elemento indispensável para a vida, o Espírito de Deus é fundamental para o sustento de nossa alma. Por isso é importante que nós estejamos buscando esta fonte que é Jesus, pois Ele nos dará água da vida, que é o Espírito Santo.

"Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim, por Ti ó Deus, suspira a minha alma." Sl 42:1.

3) Porta Das Ovelhas (gado) - Ne 3:1.

"Então se dispôs Eliasibe, o sumo sacerdote, com os sacerdotes seus irmãos, e reedificaram a Porta da Ovelhas; consagraram-na, assentaram-lhes as portas, e continuaram a reconstrução até à Torre dos Cem e à Torre de Hananeel."

Significado: Por ser a única porta consagrada, era a mais importante. Representava a expiação dos pecados de Israel.

"Mas Ele foi traspassado pelas nossas transgressões, e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele, e pelas Suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho, mas o Senhor fez cair sobre Ele a iniquidade de todos nós. Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a boca; como cordeiro foi levado ao matadouro; e como ovelha muda perante os Seus tosquiadores, Ele não abriu a Sua boca." Is 53:5-7.

Esta porta representa o sacrifício perfeito de Jesus pela humanidade, ensinando que devemos morrer para o mundo, para que também a vida de Jesus se manifeste em nossa carne mortal, pois devemos com Ele morrer, para que também com Ele tenhamos a vida eterna.

4) Porta Do Peixe - Ne 3:3.

"Os filhos de Hassenaá edificaram a Porta do Peixe; colocaram-lhes as vigas, e lhe assentaram as portas com seus ferrolhos e trancas."

Significado: Simboliza a dedicação de pescadores ao trabalho de proclamar as boas novas de salvação.

"Caminhando junto ao Mar da Galiléia, viu dois irmãos, Simão chamado Pedro, e André, que lançavam rede ao mar, porque eram pescadores. E lhes disse: Vinde após Mim, e Eu vos farei pescadores de homens." Mt 4:18 e 19.

Representa para nós a preocupação de pregar o evangelho para toda a criatura, pois os peixes representam as almas sedentas que estão no mundo e nós somos chamados como pescadores para levá-los ao Reino de Deus.

5) Porta Velha - Ne 3:6.

"Joiada, filho de Paseia, e Mesulão, filho de Besodias, repararam a Porta Velha; colocaram-lhe as vigas, e lhe assentaram as portas com seus ferrolhos e trancas."

Significado: Representa a tradição e a história falada dos Hebreus, mantendo as gerações informadas acerca de sua origem, da sua proteção miraculosa da parte do Deus vivo, do Deus de Israel que os escolhera para serem o Seu povo.

"Tão-somente guarda-te a ti mesmo, e guarda a tua alma, que te não esqueças daquelas coisas que os teus olhos têm visto, e se não apartem do teu coração todos os dias da tua vida, e os farás saber a teus filhos e aos filhos de teus filhos. Não te esqueças do dia em que estiveste perante o Senhor teu Deus em Horebe, quando o Senhor me disse: Reúne este povo, e os farei ouvir as minhas palavras, a fim de que aprendam a temer-Me todos os dias que na Terra viverem, e as ensinarão a seus filhos." Dt 4:9 e 10.

Simboliza para nós a responsabilidade que temos de passar para os nossos filhos os mandamentos que Senhor nos deu, fazendo-os conhecer o que Deus tem feito por nós e orientando-os a obedecer a Sua Palavra.

"Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho não se desviará dele." Pv 22:6.

6) Porta Dos Cavalos - Ne 3:28.

"Para cima da Porta dos Cavalos repararam os sacerdotes, cada um defronte da sua."

Significado: Simboliza as batalhas e lutas.

"Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que não poupou a Seu próprio Filho, antes, por todos nós O entregou, porventura não nos dará graciosamente com Ele todas as coisas? Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem os condenará? É Cristo quem morreu, ou antes, Quem ressuscitou, o Qual está à direita de Deus, e também intercede por nós. Quem nos separará do amor de Cristo? Será a tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? Como está escrito: Por amor de Ti somos entregues à morte o dia todo; fomos considerados como ovelhas para o matadouro. Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquEle que nos amou. Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas do presente, nem do porvir, nem poderes, nem altura, nem profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor." Rm 8:31-39.

A Porta dos Cavalos representa na nossa vida as lutas que enfrentamos diariamente. Sendo que a maior destas lutas é contra a nossa carne, pois ela milita contra o espírito com a intenção de nos afastar de Deus, sendo que em pecado fomos concebidos e o nosso coração tende para o mal.

7) Porta Oriental - Ne 3:29.

"Depois deles reparou Zadoque, filho de Imer, defronte de sua casa, e depois dele, Semaías, filho de Secanias, guarda da Porta Oriental."

Significado: Representa a volta do Senhor Jesus.

"Porquanto o Senhor mesmo, dada a Sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre as núvens, para o encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor." 1 Ts 4:16 e 17.

Esta porta por representar a volta do Senhor, significa que devemos estar prontos para o grande dia do arrebatamento, onde iremos nos encontrar com o Senhor nos ares. Devemos estar firmes no Senhor, pois Ele nos garante: "Sê fiel até á morte, e dar-te-ei a coroa da vida." Ap 2:10.

8) Porta Da Guarda - Ne 3:31.

"Depois dele reparou Malquias, filho dum ourives, até à casa dos servos do templo e mercadores, defronte da Porta da Guarda, até ao eirado da esquina."

Significado: Guardar e vigiar.

Devemos guardar a Palavra de Deus em nosso coração para não pecarmos contra Ele, vigiando e orando em todo o tempo, para que não venhamos a cair em tentação, pois o espírito está pronto mas a carne é fraca.

CONCLUSÃO.

1) Literalmente, as portas apontam para a posição geográfica na rota de acesso que ligava a ciade em diferentes partes.

2) Profeticamente, apontam para as atividades e compromisso que cada cristão deve ter para com Deus.

3) Espiritualmente, cada porta ilustra responsabilidade e dedicação desempenhadas por cada cristão.

4) Historicamente, sugere a idéia de superabundância, que provém de uma raiz hebraica - engordar ou desfrutar.

Que ao estudarmos sobre os significados de cada porta possamos receber preciosas lições para a nossa vida espiritual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário