APRESENTAÇÃO

Minha foto
Campinas, S P, Brazil
Bacharel em Teologia pela FAETEPE.( PETROS ) Ensinador e Pregador da Palavra do Senhor

terça-feira, 17 de maio de 2011







"""TEMPERAMENTOS TRANSFORMADOS PELO ESPÍRITO"""


01 - COLÉRICO
Uma pessoa com este temperamento mostrará um caráter independente, grande capacidade de liderança, praticidade nas decisões. Normalmente é otimista e enérgico. Porém, a paciência não é sua melhor companheira e isto o torna intolerante. É auto-suficiente e sarcástico. Propenso a ira e geralmente insensível. O colérico é vaidoso. O Apóstolo Paulo é um bom exemplo de colérico: Perseguidor cruel (Atos 9: 1 -2), líder em potencial, e pelo seu trabalho missionário notamos o caráter audacioso do Apóstolo

02 - MELANCÓLICO
Estamos diante de um idealista em potencial. Sua preocupação concentra-se em mostrar uma tarefa bem acabada, e para isto é minucioso, dedicado e sensível. Mesmo para as atividades mais comuns a perfeição é seu lema. Contudo, o melancólico é egoísta, crítico e levado ao pessimismo. Tem dificuldades em conviver socialmente, é inflexível e na maioria das vezes vingativo.
Em Atos 7:22 lemos “E Moisés foi criado em toda a ciência do Egito e era poderoso em palavras e obras”. Neste versículo temos um quadro do temperamento de Moisés. Os melancólicos normalmente ultrapassam as expectativas quando se vêem diante de um desafio (Moisés guiando o povo no deserto). Não raras vezes o melancólico se deixa levar pela inferioridade: “Não tenho talento” (Ex 3:10), “Ninguém acreditará em mim” (Ex 4:1), “Não posso falar em público”(Ex 4:11-12), tenta fugir até o último momento (Ex 4:13). No entanto, é idealista, dedicado o bastante para conduzir uma multidão por 40 anos no deserto.




03 - SANGÜÍNEO:
É aquele que se destaca em qualquer ambiente. Comunica-se com facilidade. É entusiasta e normalmente compreensível. O sangüíneo é o melhor companheiro. Acredita no mundo e nas pessoas, e muitas vezes é destacado pela simpatia. É o que mais se enquadra no termo “Extrovertido”, e isto o faz barulhento e exagerado. E por estar sempre em ebulição, sua capacidade de concentração é fraca. E mesmo sendo tão desprendido e amante da vida, normalmente é inseguro e egocêntrico. O Apóstolo Pedro é o nosso Sangüíneo. O ímpeto do Sangüíneo o faz agir precipitadamente ( Mt 14:28-31), só depois de se lançar no mar é que o medo sobressai. O sangüíneo salta antes de olhar, fala antes de pensar (Mt 17:4) e age antes de refletir (Mt 26:69 - 70).




04 - FLEUMÁTICO:
A palavra “Fleuma” significa falta de emoção. O fleumático não se emociona com facilidade, tudo nele é moderado e persistente; olhamos para um fleumático e nos sentimos seguros pois são calmos e estão sempre tranqüilos. Trata-se de um líder eficiente e prático. Porém, a calma deste temperamento leva à indecisão e a introspecção. Um fleumático é calculista e desconfiado por natureza. Abraão é o Sr. Fleumático. Quando Deus manifesta-se pela primeira vez a Abraão mostra claramente a sua vontade (Gn 12:1), porém, a indecisão de Abraão o impede de obedecer à palavra de Deus: “Sair”. Abraão parou em Harã com a família, e só depois da morte de seu Pai é que seguiu viagem, e ainda não sem a parentela, mas com Ló seu sobrinho. Ora, Deus havia dito a ele: “Sai da tua terra e da tua parentela...”(Gn 12: 1).
Os fleumáticos são relutantes quando se trata do desconhecido. São pacificadores e não se adaptam a contendas (Gn 13: 8 -9).


PARA DEBATER:É possível nós convivermos com pessoas tão diferente de nós?
O que precisamos fazer para conviver com essas pessoas?

CONCLUSÃO
Todos nós possuímos um dos temperamentos, ou até mesmo uma mistura de dois deles. Conhecê-los certamente nos facilitará a compreensão de muitas atitudes que tomamos, e outras que neglicenciamos. Cada um dos quatro temperamentos básicos possui qualidades e defeitos, no entanto devemos deixar que Deus use os nossos temperamentos como instrumentos em prol do seu Reino
Paulo em Romanos 14: 1 - 12 aconselha aos irmãos a serem tolerantes uns para com os outros., ressaltando que se um é diferente na maneira de comer ou de guardar certos preceitos do judaísmo, o outro não deverá ter dificuldades em aceitá-lo. Não devemos julgar as pessoas só porque são diferentes em sua atitudes mas devemos aceitá-las como são. Se alguma coisa precisa ser mudada nos irmãos, então que seja operado pelo Senhor, pois não vivemos para nós mesmos e sim para o Senhor.

4 comentários:

  1. Os Temperamentos





    Filipenses 1:6

    O temperamento é o conjunto básico de nosso ser; é a combinação de diferentes características, transmitidas geneticamente, as quais inconscientemente, controlam nosso procedimento. Devido à diferença dos temperamentos, as pessoas poderão ter reações ou comportamentos diferentes perante a mesma situação.

    Conhecer nosso próprio temperamento é fundamental para que possamos buscar uma canalização positiva de nossas atitudes advindas do temperamento e o fortalecimento das nossas qualidades. As pessoas podem ser classificadas em quatro grupos de temperamentos: SANGUÍNEO, MELANCÓLICO, COLÉRICO e FLEUMÁTICO.


    SANGUÍNEO

    Qualidades – Comunicativo, destacado, entusiasta, afável, simpático, bom companheiro, compreensivo, crédulo.

    Defeitos – Fraco de ânimo, volúvel, indisciplinado, impulsivo, inseguro, egocêntrico, barulhento, exagerado, medroso.


    MELANCÓLICO

    Qualidades – Habilidoso, minucioso, sensível, perfeccionista, esteta, idealista, leal, dedicado.

    Defeitos – Egoísta, amuado, pessimista, teórico, confuso, anti-social, crítico, vingativo, inflexível.


    COLÉRICO

    Qualidades – Enérgico, resoluto, independente, otimista, prático, eficiente, decidido, líder, audacioso.

    Defeitos – Iracundo, sarcástico, impaciente, prepotente, intolerante, vaidoso, auto-suficiente, insensível, astucioso.


    FLEUMÁTICO

    Qualidades – Calmo, tranqüilo, cumpridor de deveres, eficiente, conservador, pratico, líder, diplomata, bem-humorado.

    Defeitos – Calculista, temeroso, indeciso, contemplativo, desconfiado, pretensioso, introvertido, desmotivado.

    Grato "PRISCÍLA LORANG"

    ResponderExcluir
  2. terça-feira, 10 de junho de 2008
    Temperamentos Transformados



    Temperamentos Transformados


    Quantas vezes você se meteu em alguma situação embaraçosa devido ao seu temperamento explosivo? Ou até mesmo, enfrentou dificuldades de ser compreendido devido ao seu temperamento melancólico?




    Uma das maiores verdades que podemos aprender sobre temperamentos, é que: NINGUÉM É IGUAL A NINGUÉM, o Senhor Jesus fez cada um segundo o seu coração e com uma forma de ser ímpar e um cuidado especial. Você é o que a bíblia relata como: A MENINA DOS OLHOS DE DEUS.
    Vemos na bíblia vários exemplos de personalidades transformados pelo Espírito Santo, um bom exemplo é o Apóstolo Pedro, que sentiu ao longo de sua vida as profundas marcas de transformação geradas por Deus.

    ResponderExcluir
  3. Muy interesante.

    http://socialculturalyhumano.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Obg por passar em meu blog, ótima matéria!parabéns beijos!!

    ResponderExcluir