APRESENTAÇÃO

Minha foto
Campinas, S P, Brazil
Bacharel em Teologia pela FAETEPE.( PETROS ) Ensinador e Pregador da Palavra do Senhor

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

" UM ABRAÇO QUE NÃO TEMOS PALAVRAS PARA DESCREVE-LO, O ROSTO DE UM PAI MARCADO PELA SAUDADES , TOMANDO NOS BRAÇOS UM FILHO ARREPENDIDO E QUEBRANTADO...COMO É BOM VOLTAR;...

""" UMA GRANDE CHANCE """
Havia um homem muito rico que possuia muitos bens, uma grande fazenda, muito gado e vários empregados ao seu serviço. Tinha ele um único filho, um único hedeiro, que ao contrario do pai, não gostava de trabalho, nem de compromissos. O que ele mais gostava, era de fazer festas, estar com seus amigos e de ser bajulado por eles.
Seu pai sempre o advertia que seus amigos só estaria ao seu lado enquanto ele possuísse riquezas e que depois o abandonariam.
Os insistentes conselhos do pai lhe eram indiferentes e ele não dava o mínimo de atenção.
Um dia o velho pai, já avançado na idade dise aos seus empregados para contruirem um pequeno celeiro e dentro do celeiro ele mesmo fez uma forca, e uma pladadom os dizeres; " Para você nunca mais desprezar as palavras de seu pai".
Mais tarde chamou o filho e o levou até celeiro e disse: Meu filho, eu já estou velho e quando eu partir você tomará conta de tudo que é meu, e sei ual será o seu ruturo. Você vai deixar a fazenda nas mãos dos fiéis empregados, irá gastar todo o seu dinheiro com seus falsos amigos, irá vender os animais e os bens para se sustentar, e quando não tiver mais dinheiro, seus "amigos" vão se afastar de você.
E quando você não tiver mais nada, vai se arrepender amargamente de não ter me dado ouvidos. E por isso eu construí esta forca, sim, ela é para você, e quero que você me prometa quando acontecer o que eu disse,você se enforcará nela.
O jovem sorriu, achando tudo aquilo um absurdo, mas não contrariar o pai, prometeu, pensando que jamais isso pudesse ocorrer.
O tempo passou, o pai morreu e seu folho tomou conta de tudo, e assim como o pai havia previsto, o jovem gastou tudo, vendeu os bens, perdeu os "amigos" e até mesmo a própria dignidade.
Desesperado e aflito, começou a fefletir sobre sua vida e viu que havia sido um tolo ...Lembrou-se de seu pai ecomeçou a chorar...Ah meu pai, se eu tivesse ouvido os teus conselhos...Mas agora é tarde demais!!!!
Pesaroso, o jovem levantou os olhos e ao longe avistou o pequeno celeiro, há uma única coisa que me resta a fazer...A passos lentos pensativo caminha em direção ao pequeno celeiro e para dentro no interior avistou a forca e a placa empoeirada e seu pensamento firme em tudo que passou...eu nunca segui as palavras do meu pai, não pude alegra-lo quando estava vivo, mas pelo menos desta vez vou fazer o que me pediu, vou cumprir minha promessa já que a mim não resta mais nada. Então começou a subir os poucos degraus, colocou a corda em seu pescoço e disse: Ah, se tivesse mais uma única chance...Então lançou-se para baixo pulando e sentiu um instante a corda apertar a sua garganta, mas com o seu peso o braço da forca quebrou e o rapaz caiu logo no chão e em cima de seu corpo, cairam-lhe jóias parte de um tesouro lhe estava guardado, também um bilhete com os dizeres, """MEU FILHO, ESTA É A TUA NOVA CHANCE, EU TI AMO MUITO . SEU PAI...

4 comentários:

  1. " COMO É BOM VOLTAR "
    ... Um homem tinha dois filhos. O mais jovem disse a seu pai : Pai, dá-me a parte que me cabe da herança ...” Ler o capítulo 15:11-32 do Evangelho de Lucas. Jesus se dirigia à multidão em parábolas, narração simbólica contendo verdades espirituais ilustradas por um fato real ou possível. Uma das parábolas mais conhecidas é a do filho pródigo. Nesta parábola o pai é um homem rico, dotado de grande coração, cheio de amor, generoso e franco para com seus filhos, e , sem dúvida, a imagem de Deus, tal como é revelada em Cristo. Os dois filhos representam a humanidade. Neles vemos dois tipos diferentes.A diferença não reside em que um seja piedoso e o outro ímpio, porque no fundo todos os homens são, por sua natureza, sem Deus, e não podemos dizer que uns são puros e outros impuros, porque todos são impuros.Não se pode comparar uns a plantas venenosas e outros a rosas perfumadas.Não, todos são pecadores. Mas temos aqui os dois grandes caracteres do pecado na humanidade. O filho mais velho tem um caráter tranqüilo ; cumpre os deveres de uma vida de trabalho diário, em um caminhar honesto e virtuoso, segundo o homem. O mais jovem, ao contrário, parece ter um mau temperamento.Ele é passional, extremamente ativo, gosta de variedade e se sente atraído pelo distante e exótico.O mais velho representa o pecado em seu aspecto refinado ; o mais jovem, o pecado em seu aspecto grosseiro. O pecado é o domínio da corrupção sobre o homem, mas se manifesta de maneira muito diferente conforme cada pessoa . O que chamamos virtude pode ser realmente orgulho, e o que o homem chama benignidade pode não ser mais que adulação ou covardia. A educação não pode mudar a natureza pecadora; a despeito do trabalho do amor do Mestre perfeito, Judas se transforma em um “filho da perdição.” É no filho mais jovem que o pecado se manifesta primeiro : “ O mais jovem deles disse a seu pai: Pai, dá-me a parte da herança que me cabe.” Seria mister, querido leitor, que cada um de nós achasse, em certa medida, a imagem desse filho pródigo em nossa própria experiência; de outra maneira, ignoraríamos o sentido excelso desta parábola. Participando das riquezas da casa paterna, onde nada lhe falta, o filho sente a ordem que reina ali como um jugo demasiadamente pesado, e deseja uma complete independência; ele acha melhor dirigir sua vida pela sua própria vontade desenfreada que pela de seu pai, e a posse do dinheiro que lhe pertence na qualidade de filho lhe parece o caminho da liberdade. Ele estava descontente; o mundo está cheio de pessoas descontentes que murmuram contra Deus.Todos os que não têm paz no coração atribuem sua falta a Deus. Ele não compreende o amor de seu pai. Considerava tudo na casa paterna como sendo pobre e vazio para o seu coração. Infeliz aquele que pensa que estar livre para gozar de todas as suas cobiças e de todas as suas paixões significa a verdadeira liberdade. Ele verá que aquele que comete pecado é escravo do pecado. A única e verdadeira liberdade é aquela que consiste em viver segundo os pensamentos de Deus, que nos criou para a Sua glória ; somente nesta liberdade acharemos a verdadeira felicidade. Mas o homem tem desejado desembaraçar-se da autoridade de Deus. “Todos temos andado errantes como ovelhas, temos nos voltado cada um ao seu próprio caminho.” “ E lhes repartiu os bens.” Um nuvem de dor, sem dúvida, escureceu o rosto compassivo do pai; o mal que existia no coração de seu filho se manifesta diante dele em toda a sua torpeza; seu coração preferia o país distante aos cuidados do amor paternal, mas o amor não permite nenhuma violência; e o pai atende à petição de seu filho. Um homem pode afundar-se mais profundamente no pecado que outro ; mas no momento em que nos desviamos de Deus somos já completamente maus.Eva abandona a Deus pelo fruto proibido.

    Mais sobre: A PARÁBOLA DO FILHO PRÓDIGO

    ResponderExcluir
  2. " COMO É BOM VOLTAR "
    A parte final da parábola do filho pródigo contém uma pergunta intrigante e, no mínimo, digna de reflexão. O filho que não exigiu seus bens, que não os gastou insensatamente e que ficou ao lado de seu pai em todos os momentos, inclusive no difícil ocasionado por uma traumática despedida, toma conhecimento do retorno do pródigo irmão e lança uma pergunta capaz de nos fazer parar qualquer coisa e vasculhar uma resposta plausível. Não é um pouco difícil de entender o posicionamento daquele pai e o seu tratamento para com os dois filhos? Por que o filho mesquinho e egocêntrico teve tal tratamento? Que lógica é essa?

    A surpresa que envolve essa pergunta começa se desfazer quando entendemos pelo menos duas coisas que envolvem essa parábola: a quem Jesus a estava propondo e que ensinamentos ele estava transmitindo com ela. Os primeiros versículos dizem que fariseus, escribas, publicanos e pecadores estavam ouvindo Jesus. De um lado, a religiosidade, a autojustiça, a soberba e a separação; do outro, pecadores marginalizados, esquecidos e condenados pelo padrão religioso da época. Para essas duas classes de pessoas, Jesus tinha algo a dizer.

    O que aconteceria se o anel, as novas vestes, as sandálias e a grandiosa festa fossem entregues ao filho que não cometeu o grande erro? Essa atitude seria um culto às boas obras e à autojustiça. O amor gratuito do pai que recebe o filho arrependido e perdido, sua maravilhosa compaixão e poder de restauração seriam esquecidos. Se esse fosse o desfecho, teríamos fariseus e escribas ainda mais confiantes em si e publicanos e pecadores já resignados quanto à sua condenação e separação. Mas não foi isso que Jesus quis ensinar.

    Nessa parábola, Jesus destila graça e nos apresenta Deus se importando com o pecador, com o perdido. Ele joga por terra qualquer possibilidade de Seu amor por nós ser proporcional à nossas boas obras, às nossas virtudes. O homem tentando se achegar a Deus por suas obras falhou desde a queda de adão até ali. Agora está tudo centralizado no amor de Deus por nós. Esse amor que enviou a Jesus para nossa salvação, que nos encontrou ainda mortos em nossos pecados, sim, esse amor é a fonte de nossa vida com Ele. E as nossas obras? “Não vem delas, para que ninguém se glorie”. Como aquele pai e o filho pródigo, Deus nos atrai a ele novamente sem exigir uma explicação sequer pelo nosso terrível passado, nos restaura à nossa posição de filhos e entrega-nos uma recepção digna de rei. “Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende”. Mas isso tudo começou em nós? Não. “Ele nos amou primeiro”.

    Nessa parábola está sintetizado o que é o Evangelho, as boas novas de salvação. O perdido é achado, o morto recebe vida, o que estava caído é restaurado; onde havia choro há alegria, onde havia condenação há salvação, onde havia separação há uma comunhão inquebrável, inviolável e imutável baseada em Cristo e no que ele fez. Nada além disso. Em suma, é Deus conosco. “O povo que andava em trevas viu uma grande luz e sobre os que habitavam na região da sombra e da morte sobre eles raiou a luz”. Por quê? “Porque um Menino nos nasceu e um Filho se nos deu”.

    Costumamos tropeçar, principalmente em momentos de dificuldades, porque nos esquecemos dos fundamentos que Cristo nos deixou em sua palavra. Como fomos salvos é apenas um deles. Existem outras maravilhosas garantias que devem estar solidificadas em nós. É minha oração – e eu sempre escrevo isso aqui – que Deus nos faça cada vez mais compreender as verdades da sua palavra para que tenhamos um relacionamento com ele cada vez mais firme e saudável. Um relacionamento inteiramente baseado em Cristo. Que o Espírito Santo encontre lugar em nós para nos comunicar tudo o que somos e o que o Pai é. Na próxima eu continuo, querendo Deus, nesse texto para comentar sobre o arrependimento do filho, que é também um ensinamento que Jesus enfatizou nessa parábola e em todo seu ministério.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela visita, retribuida com carinho..Seja bem vindo e volte sempre!
    Shalom

    ResponderExcluir
  4. As vezes sou confuso, ou tenho resposta para situações complexa, gosto do mistério, que nos envolve, mesmo não tendo resposta para infinitas pergunta, tenho sempre pronto a gratidão com Deus por todas as coisas, sei que em tudo Deus tem o melhor, mesmo, que no instante não entendemos ao certo o profundo e eterno que ele nos reserva....
    Gosto da letra, mas tenho pouco domínio, e sei que uma visita de um anjo, é o maior tesouro que podemos receber....
    Minhas orações e singulares e simples, mas creio e tudo que está como promessas para todos que a busca.
    fica com Deus!!!

    ResponderExcluir