APRESENTAÇÃO

Minha foto
Campinas, S P, Brazil
Bacharel em Teologia pela FAETEPE.( PETROS ) Ensinador e Pregador da Palavra do Senhor

sábado, 30 de outubro de 2010

PRIVILÉGIOS NO SANGUE












-RESGATE... l Pedro 1/18 19.

-PURIFICAÇÃO...l João 1/7.

-JUSTIFICAÇÃO...Rom. 5/8 9.

-RECONCILIAÇÃO...Col. 1/20.

4 comentários:

  1. " O RESGATE NO SANGUE "
    Expiação significa, segundo o dicionário Aurélio: “remir (a culpa), cumprindo uma pena; purificar através de sacrifício; tornar puro, sofrendo as conseqüências disto.” De fato, a obra redentora de Cristo está estreitamente ligada à expiação 1Jo.1:7. Sem ela, não haveria salvação! Ela é o único modo pelo qual Deus poderia perdoar o pecador e, ao mesmo tempo, satisfazer a sua justiça. No latim, “expiação” é composta de duas palavras: “ex” (completamente) e “piare” (aplacar; purificar). Segundo Cl.1:20; 2.14, a expiação produz paz com Deus e reconciliação.Referências bíblicas da expiação: A expiação é aplicada (Rm.5:8-11; 2 Co.5:18,19; Gl.1:4; 1Jo.2:2; 4:10); foi preordenada por Deus (Gn.3:15; Rm 3:25; I Pe.1:11,20; Ap.13:8); ela é universal, porém, Deus exige que seja concedida somente a todo aquele que crê e for batizado em Jesus (Mt.7:13,14; Mc.16:16; Lc.13:23,24; Jo.3:16-19;5:24-29; At.16:30,31; 1Tm.2:4-6); foi predita (Sl.22; 69:20,21; Is.7:14; 53:4-12; Zc.13:1,7); foi efetuada por CRISTO (Jo.1:29,36; At.4:10-12; 1Ts.1:10; 1Tm.2:5,6; Hb.2:9; 1Pe.2:24); voluntariamente (Sl.40:6-8; Hb.10:5-9; Jo.10:11-18). A Expiação exibe a graça e a misericórdia de Deus (Rm.8:32; Ef.2:4-7; 1Tm.2:4; Hb.2:9); o amor de Deus Pai (Jo 3.16; Rm.5:8; 1Jo.4:9,10); o amor de Jesus (Jo.15:13; Gl.2:20; Ef 5:2,25).Em 1Jo.2:2 lemos: "Ele (Jesus) é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos pecados de todo o mundo". Isto significa que o sacrifício de Jesus Cristo foi feito por todos, não, porém, que todos tenham sido salvos por ele (o sacrifício). Tanto é verdade, que o próprio Senhor Jesus previu a morte e condenação para muitos. A extensão da expiação, da salvação, das bênçãos espirituais, não é universal, mas alcança somente aos que nascerem de novo, tendo sido feitos filhos de Deus (Jo.1:12-14; 3:16-19; 5:24-29; 1Tm.2:4-6). O apóstolo Paulo confirma isto, em 2 Ts.3:2b, dizendo: “...pois a fé não é de todos”. E, Jo.3:36b, diz: “...mas todo aquele que rejeita o Filho não verá a vida, pois sobre ele permanece a ira de Deus”.A expiação é um ato de Deus, pois Ele apresentou a Jesus para propiciação, pela fé, no seu sangue (Rm.3:25). E, mais adiante, afirma: "porque Cristo, quando nós ainda éramos fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios" (Rm.5:6). Lemos em Ef.1:7: "no qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados"; e, em Ef.5:2: "Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós como oferta e sacrifício a Deus em aroma suave". Citamos, ainda: Ef.2:13,16; Cl.1:14,20,22; 1Tm.2:6; Tt.2:14; Hb.9:27; 10:10; 1Pe.1:18,19; Ap.5:9).

    ResponderExcluir
  2. " RESGATE "

    "...não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados... mas com o precioso sangue de Cristo..." (I Ped. 1:18-19).

    Ele redime da lei. Todos nós estávamos sob a lei, que diz: "Faça isto, e viva". Éramos escravos dela; Cristo pagou o preço do resgate e a lei não é mais o nosso mestre tirano. Estamos completamente livres dela. A lei tem uma terrível maldição: qualquer que violar um de seus preceitos deve morrer. "Cristo nos redimiu da maldição da lei, tendo sido feito maldição em nosso lugar" (Gal. 3:13). Pelo temor de sua maldição, a lei infligia um contínuo pavor àqueles que estavam debaixo dela; eles sabiam que a tinham desobedecido, e permaneciam todo o tempo de suas vidas sujeitos à escravidão, temendo que a morte e a destruição viessem sobre eles a qualquer momento. Nós, porém, não estamos sob a lei, mas sob a graça, e conseqüentemente "não recebemos o espírito da servidão novamente para temer, mas recebemos o espírito de adoção pelo qual clamamos: Aba, Pai" (Rom. 8:15).

    Nós não tememos a lei agora; seus piores trovões não podem nos atingir porque não são proferidos contra nós! Seus mais tremendos raios não podem nos tocar, porque estamos protegidos sob a cruz de Cristo, onde o trovão perde seu terror e o raio sua fúria. Agora lemos a lei de Deus com prazer; nós a vemos como na arca, coberta com o propiciatório, e não trovejando tempes­tuosamente como se procedesse do monte Sinai.

    Feliz é o homem que conhece a completa redenção da escravidão à lei, de sua maldição, de sua penalidade e do seu terror. Meus irmãos, a vida de um judeu poderia ser considerada feliz se comparada à dos gentios, porém era a perfeita escravidão quando a comparamos com a sua vida e a minha. Ele estava cercado por centenas de mandamentos e proibições, suas formalidades e cerimônias eram muitas, e seus detalhes minuciosamente arranjados. Ele estava sempre em perigo de se tornar impuro. Se se sentasse numa cama ou num banco poderia se contaminar, se bebesse água de uma vasilha ou mesmo se tocasse as paredes de uma casa, onde antes um homem leproso tivesse também tocado, ele Ficaria contaminado.

    Milhares de pecados por ignorância eram como muitas armadilhas preparadas em seu caminho; ele deveria viver perpetuamente temendo, se não quisesse ser cortado do povo de Deus. Quando ele fazia o melhor no seu dia-a-dia, sabia que ainda não terminara; nenhum judeu poderia considerar sua obra terminada. O novilho fora oferecido mas ele deveria trazer outro; o cordeiro fora imolado pela manhã, mas outro deveria ser oferecido à tarde e outro amanhã, e ainda outro no dia seguinte. A Páscoa é celebrada com ritos sagrados, isto deveria se repetir da mesma maneira a cada ano. O sumo sacerdote havia entrado além do véu uma vez, mas deveria entrar lá novamente; a coisa nunca terminava, pelo contrário, estava sempre recomeçando. Ele nunca estava próximo de um fim. "A lei nunca jamais pode tornar perfeitos os ofertantes, com os mesmos sacrifícios que, ano após ano, perpetuamente, eles oferecem". (Heb. 10:1).

    Mas, vejamos nossa posição. Somos livres dessas coisas. Nossa lei está cumprida, pois Cristo é o fim da lei para a justiça; nosso cordeiro pascal foi imolado, pois Jesus morreu: nossa justiça está terminada, pois somos completos nEle; nossa vítima está morta, nosso sacerdote entrou além do véu, o sangue foi aspergido, estamos limpos e livres de qualquer contaminação, "Porque (Ele) aperfeiçoou para sempre os que são santificados" (Heb. 10:14). Valorizem este precioso sangue, meus amados, porque foi assim que Ele os redimiu da escravidão e de cativeiro que a lei impôs sobre Seus seguidores.

    ResponderExcluir
  3. "... a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue." (At. 20.28)

    O sangue de Cristo foi o valor pago a Deus em sacrifício pelos nossos pecados, o sangue de Deus em forma de homem, de valor incalculável, capaz de comprar a salvação de todos. O valor do sangue de Cristo não tem preço, é inestimável, pois foi com ele que a minha vida foi comprada. Você já parou pra pensar quanto vale a sua vida?
    •REPRESENTA A NOVA ALIANÇA ENTRE DEUS E O HOMEM;

    "Porque isto é o meu sangue, o sangue do Novo Testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados." (Mt. 26.28)
    O Sangue de Cristo é agora o sangue da nova aliança entre Deus e o homem, já que a velha aliança foi desfeita pela incapacidade do homem em cumprir a Lei Divina, os sacrifícios de animais já não eram mais agradáveis ao Senhor, Deus já não tinha mais prazer nesses sacrifícios, à purificação pelos pecados havia se tornado mais um cerimonial religioso, um ritual mecânico, o homem pecava e não se arrependia verdadeiramente em seu coração, seu sacrifício era vão, e pela lei do Senhor só pode haver remissão de pecados com derramamento de sangue, e o único sangue capaz de atender completamente a essa exigência foi o sangue de Cristo,
    •O SANGUE DE JESUS JUSTIFICA;

    "Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira." (Rm. 5.9)
    Eu aprendo que o sangue de Cristo justifica, porque foi o sangue de Jesus, o Cordeiro de Deus oferecido em sacrifício pela humanidade me comprou, a minha culpa foi transferida pra Ele, eu fui justificado, inocentado, livre da minha dívida.
    •O SANGUE DE JESUS PURIFICA;

    "Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado' (I Jo. 1.7)
    Jesus foi o sacrifício perfeito, puro, santo, justo, por isso seu sangue tem poder para purificar a minha vida e transformar meu pecado em perdão, porém existe uma condição necessária, temos que estar na luz, ou seja em comunhão com Deus para que o poder purificador do sangue de Cristo tenha efeito sobre as nossas vidas.
    •O SANGUE DE JESUS SANTIFICA (SEPARA);

    "E por isso, também, Jesus, para santificar o povo pelo seu próprio sangue, padeceu fora da porta." (Hb. 13.12).
    O sangue de Jesus santifica, ou seja, ele nos separa, nos guarda, a palavra santificar que dizer separar, nos somos separados por Deus, o sangue de Cristo nos separa do pecado, nos separa da condenação, nos separa do mal e da morte. O sangue e sinal de segurança, o inimigo não tem poder sobre a tua vida, porque ele olha pra você e vê a marca do sangue de Jesus, você é coberto pelo sangue, EU APRENDO AQUI, QUE O SANGUE DE JESUS ME PROTEGE E ME LIVRA DO MAL., e que sou PROPRIEDADE EXCLUSIVA DE DEUS.
    •O SANGUE DE JESUS TRAZ RECONCILIAÇÃO E PAZ;

    "E que, havendo por ele feito a paz, pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus." (Col. 1 .20)
    O sangue de Jesus trousse a reconciliação entre Deus e o homem, restabelecendo a comunhão perdida, e por sua vez trazendo a paz ao coração dos homens, o que já havia sido anunciado pelos anjos quando Jesus nasceu. Esta paz só foi possível com a morte de Cristo na cruz.

    ResponderExcluir
  4. ••O SANGUE DE JESUS LAVA E BRANQUEIA NOSSAS VESTES;

    "E eu disse-lhe: Senhor, tu sabes. E ele disse-me: Estes são os que vieram de grande tribulação, e lavaram os seus vestidos e os branquearam no sangue do Cordeiro." (Ap. 7.14)
    O Sangue de Jesus é melhor do que qualquer sabão em pó ou detergente, para limpar, porque ele lava e branqueia nossas vestes celestiais, que serão usadas no dia do arrebatamento, o nosso corpo será transformado e semelhante ao do Cristo ressuscitado, e usaremos essas vestes para grande festa a ser celebrada no céu, a lavagem e o branqueamento representam a limpeza, a purificação, e a santificação da nossa alma.
    •O SANGUE DE CRISTO NOS APROXIMOU DE DEUS, E DEU ACESSO AO SANTO DOS SANTOS.

    "Mas agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto." (Ef. 2.13)

    "Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus" (Hb. 10.19)

    Aqui eu consigo entender que o sangue de Jesus me aproxima de Deus em duas etapas progressivas, eu estava longe do caminho da salvação e pelo sangue de Cristo fui levado até a presença de Deus, pelo seu sacrifício de sangue fez com que o véu do templo se rasgasse, quebrando a barreira entre homem e Deus, agora temos total liberdade e comunhão através do sangue de Cristo, não existem mais barreiras, o sangue de Cristo rompeu todas. EU APRENDO AQUI IRMÃO, QUE NÃO BASTA ESTAR PERTO DE JESUS, EU TENHO QUE IR MAIS ALEM, TER PLENA COMUNHÃO, O SANTO DOS SANTOS REPRESENTA ISSO, TOTAL COMUNHÃO COM DEUS.


    •O SANGUE DE JESUS É ALIMENTO PARA ALMA (JO. 6. 54-55)

    "Quem come a minha carne, e bebe o meu sangue, tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia; Porque a minha carne verdadeiramente é comida, e o meu sangue verdadeiramente é bebida." (Jo. 6. 54-55)

    O sangue de Jesus e alimento para minha alma, ele nutre o meu espírito e cada vez que tomo parte no corpo e no sangue de Cristo, eu tenho mais comunhão com Ele.
    •O SANGUE DE JESUS DÁ A VITÓRIA (AP. 12.11)



    "E eles o venceram, pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte." (Ap. 12.11)

    ResponderExcluir